HC-UFU celebra 55 anos de histórias e avanços em Uberlândia
Solenidade destacou a importância do HC como referência para mais de 80 municípios de Minas
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) celebrou 55 anos de funcionamento nesta terça-feira (26) com uma solenidade que reuniu autoridades, gestores e profissionais da saúde.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Inaugurado em 1970, com apenas 27 leitos, o hospital se tornou referência no Triângulo Mineiro e hoje conta com mais de 500 leitos, atendendo a população de Uberlândia e de outros 26 municípios do Triângulo Norte. Em algumas linhas de cuidado, é referência para até 86 municípios mineiros.
Durante o evento, realizado sob o tema “Incontáveis histórias de vida”, o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, destacou o papel da instituição. “São muitas histórias e muitas pessoas contribuindo para que chegássemos onde estamos hoje. Sem o HC, não teríamos condições de formar todos os profissionais da área de saúde”.
O vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrami, ressaltou a importância regional do hospital universitário: “Nesses 55 anos, é o esforço de cada mulher e homem de Uberlândia e região que construiu a possibilidade de um hospital de excelência, que ajuda nosso país a caminhar.”
Leia Mais
Segundo o superintendente do HC-UFU, André Luiz, a estrutura atual conta com mais de 4,8 mil trabalhadores entre servidores, colaboradores da Ebserh e terceirizados. “É uma equipe que garante o atendimento 24 horas por dia, o ano inteiro. Não faríamos nada sem esse corpo de profissionais”, disse.
Mudanças no HC-UFU
Além de ampliar serviços, como a nova área para pediatria e enfermaria, com mais conforto aos pacientes, o hospital se diferencia por ser também um hospital-escola, essencial para a formação de estudantes de medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem e farmácia.
A trajetória do HC também é marcada por memórias de quem vivenciou o crescimento da instituição. A médica Letícia Zillo relembrou a inauguração do novo prédio: “Foi um momento marcante, porque a assistência aos pacientes ganhou mais qualidade.” Já a enfermeira Célia Rezende destacou seu início na oncologia: “Quando passei no concurso, ainda não havia o setor de enfermaria oncológica. Eu vim para abrir esse serviço novo, que hoje é fundamental.”
Com cinco décadas e meia de história, o HC-UFU segue consolidado como patrimônio de Uberlândia e de Minas Gerais, reunindo histórias de vida, superação e cuidado que se renovam diariamente em seus corredores.