Fuad Noman: o que é choque cardiogênico?

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, sofreu um choque cardiogênico; entenda a condição que compromete o bombeamento do coração e pode ser fatal

, em Uberlândia

-

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, está internado em estado grave no Hospital Mater Dei após sofrer uma parada cardiorespiratória na noite de terça-feira (25), evoluindo para um choque cardiogênico. Ele já estava internado devido a uma pneumonia desde o dia 3 de janeiro, essa já é a quarta internação dele em menos de um ano. Mas o que, de fato, significa esse diagnóstico ?

De acordo com o médico José Góes, especialista em doenças cardiovasculares, o choque cardiogênico ocorre quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz para suprir as necessidades do corpo, resultando em uma queda brusca na pressão arterial e no fornecimento de oxigênio aos órgãos vitais. “Em casos graves, se não tratado rapidamente, o quadro pode evoluir para a falência de múltiplos órgãos e até mesmo óbito”, explica Góes.

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman
Prefeito de BH está internado desde 3 de janeiro e, nesta noite, precisou ser reanimado após sofrer parada cardiorespiratória; respira com ajuda de aparelhos. – Crédito: MGI

MAIS! Fuad Noman sofre parada cardiorespiratória e está em estado grave

Causas e sintomas

Entre as principais causas do choque cardiogênico está o infarto agudo do miocárdio, que compromete a função do músculo cardíaco, dificultando o bombeamento adequado do sangue. Outras condições incluem miocardite (inflamação do coração), arritmias graves e disfunção do ventrículo esquerdo.

Os sintomas costumam se manifestar de forma intensa e rápida, sendo os mais comuns:

  • Respiração acelerada;
  • Batimentos cardíacos irregulares e taquicardia;
  • Pele fria, pálida e sudorese excessiva;
  • Pulso fraco;
  • Confusão mental e desmaios;
  • Redução do volume urinário.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do choque cardiogênico envolve a avaliação clínica dos sintomas, medição da pressão arterial, eletrocardiograma, raio-X do tórax e exames de sangue. “Identificar a condição rapidamente é fundamental para iniciar o tratamento e aumentar as chances de recuperação do paciente”, reforça o médico.

O tratamento pode incluir o uso de medicamentos para estabilizar a pressão arterial e melhorar a função cardíaca, além de procedimentos como cateterismo e, em casos mais graves, cirurgias para restaurar o fluxo sanguíneo ao coração.

Importância do atendimento rápido

O choque cardiogênico é uma emergência médica que exige intervenção imediata. “Cada minuto conta. A rapidez no atendimento é determinante para a sobrevivência do paciente e para minimizar danos ao organismo”, alerta o médico.

Entenda a situação de Fuad Noman

Diagnosticado com Linfoma não Hodgkin em julho de 2024, Fuad enfrentou diversas internações devido a complicações de saúde, como pneumonia e insuficiência respiratória. No momento, ele respira com a ajuda de aparelhos, apresenta insuficiência renal aguda e necessita de medicamentos para manter a pressão arterial, segundo boletim médico. Veja o boletim na íntegra:

Reprodução / divulgação