Dia D aplica 15 mil doses de vacina contra a gripe em Uberlândia
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a gripe
-
A Prefeitura de Uberlândia realizou, neste sábado (10), um Dia D de intensa mobilização dentro da 27ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, resultando na aplicação de 15 mil doses da vacina em 36 pontos de atendimento. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a gripe.

A mobilização de vacinação aconteceu em 36 locais incluindo unidades de saúde, escolas e pontos de grande circulação de pessoas, tanto na área urbana, quanto nos distritos. Além da vacinação contra a gripe, a população teve a oportunidade de atualizar seus cartões de vacina com outros imunizantes.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O prefeito Paulo Sérgio destacou a importância imunização na prevenção de doenças respiratórias. “Essa campanha é fundamental para amenizarmos complicações graves da gripe. Neste Dia D, tivemos uma conscientização significativa por parte da população, que compareceu em bom número até os pontos de imunização. Nossas salas de vacina seguem abertas, como de costume, para que todos atualizem seus cartões”, afirmou.
A mobilização do Dia D foi precedida pela distribuição de cerca de 50 mil doses da vacina contra a gripe em diversas unidades de saúde da cidade ao longo da semana, garantindo o abastecimento. Os imunizantes foram destinados, principalmente, às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins, Pampulha, Tibery, Luizote e Planalto, ao Cantinho da Saúde (Terminal Central), ao Vacimóvel (estacionado no Center Shopping), à tenda montada na praça Tubal Vilela, e à Casinha do Papai Noel (Parque do Sabiá).
Para a educadora física Mariana Garcia Gama, que se vacinou na praça Tubal Vilela, a imunização é uma forma de proteção: “Está tendo muito surto de síndromes respiratórias, então, a imunização é importante por essa questão. Vi a chamada de que teria vários pontos de vacinação na cidade. Aproveitei para atualizar meu cartão de vacinas. A vacinação é importante, assim como procurar os locais de aplicação para ficar bem protegido”.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que as salas de vacinação permanecerão abertas durante a semana para quem ainda não se imunizou ou precisa atualizar o cartão de vacina.
Baixa cobertura preocupa
A cobertura vacinal segue abaixo do ideal em públicos prioritários. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a taxa é de apenas 13%. Já entre os idosos acima de 60 anos, apenas 36% se vacinaram. A meta é atingir 90% de cobertura nesse público mais vulnerável.
“Essa vacina protege contra os três principais tipos de vírus que causam gripe, pneumonias e casos graves.
Hoje, cerca de 90% das síndromes respiratórias em Uberlândia são gripes. As UAIs estão cheias, e a vacinação é o caminho para evitar sobrecarga no sistema no inverno”, reforça o secretário.
Leia Mais
Para além do Dia D, nos dias de semana:
Fora do Dia D da Vacinação, durante os dias úteis, de segunda a sexta-feira, a cidade disponibiliza 74 salas de vacinação, além do Cantinho da Saúde (Terminal Central) e da tenda localizada na Praça Tubal Vilela. As salas das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) funcionam das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, o atendimento vai das 8h às 21h. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o horário é das 8h às 18h30, com exceção das UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, que estendem o funcionamento até as 21h.