Defesa Civil emite alerta para doenças virais em Uberlândia
Comunicado reforça cuidados com a influenza e destaca a importância da vacinação; município está em estado de emergência por alta nas síndromes respiratórias
-
A Defesa Civil emitiu, na tarde desta segunda-feira (19), um alerta orientando a população sobre a possibilidade de circulação de doenças virais na região de Uberlândia.
O comunicado recomenda que a população siga as orientações da Defesa Civil municipal e as diretrizes previstas pelo município. A nota também reforça a importância da imunização como medida de prevenção. Confira mais abaixo as orientações da Defesa Civil.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ainda no início de maio, o município — seguindo o Governo do Estado — decretou estado de emergência em razão do aumento dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas (SRAs) e da alta demanda nos atendimentos das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
Entre as medidas anunciadas pela prefeitura ao decretar emergência estão a reestruturação das escalas médicas, a ampliação dos horários de atendimento e o reforço nas unidades de hidratação das UAIs. O prefeito também destacou que, se necessário, serão feitas compras emergenciais de insumos e medicamentos.
Nos últimos dias, o município também tem intensificado a campanha de imunização contra a influenza e outras doenças respiratórias, reforçando os pontos de vacinação e ampliando os horários de atendimento à população.
O Paranaíba Mais entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para solicitar o balanço de casos e informações sobre a situação da imunização e do atendimento ao público em relação às doenças respiratórias, e aguarda retorno.
VEJA TAMBÉM: Uberlândia imuniza mais de 4 mil pessoas e recolhe 1,6 mil criadouros do Aedes aegypti
Leia Mais
Confira as orientações da Defesa Civil para cuidados pessoais em situações envolvendo doenças infecciosas e virais:
- Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro. Utilize água e sabão ou álcool em gel;
- Não compartilhe copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
- Evite tocar os olhos, nariz e boca;
- Lave bem os alimentos, especialmente os que serão consumidos crus;
- Mantenha distância segura de pessoas que apresentem tosse ou espirros;
- Use máscara em locais públicos;
- Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou com um lenço;
- Mantenha a vacinação em dia, seguindo o calendário oficial;
- Evite aglomerações e locais fechados durante surtos;
- Reduza o contato com pessoas doentes;
- Use repelente em áreas com grande presença de mosquitos, especialmente nas regiões com incidência do Aedes aegypti;
- Tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente para fortalecer o sistema imunológico;
- Em caso de sintomas, procure atendimento médico.
O que é a SRAG
A Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma evolução de quadros gripais que causam comprometimento pulmonar severo, podendo levar à necessidade de internação.
A condição pode ser provocada por diversos microrganismos, como vírus da gripe (influenza e sincicial respiratório), coronavírus, bactérias e até fungos. Os principais sintomas incluem falta de ar, febre, tosse, dor no peito e, em casos graves, queda na saturação de oxigênio.
Confira o alerta da Defesa Civil:
⚠️ Atenção, importante:
Possibilidade de Doenças infecciosas virais na região de Uberlândia/MG.
🦺 Proteja-se: Siga as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.
📝 Descrição: Uberlândia. Proteja-se! Em tempos de emergência respiratória, a vacinação contra a Influenza é essencial. Disponível para toda a população acima de 6 meses. Vá até o posto de saúde/UBS!
📅 Este alerta é válido até 20/05/2025 15:00