Colesterol alto: veja dicas para evitar condição que atinge 40% dos brasileiros

Dia Mundial do Combate ao Colesterol é celebrado nesta sexta-feira (8). Em condições elevadas, pode causar doenças cardiovasculares

, em Uberlândia

-

Nesta sexta-feira (8), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, que, em níveis altos, pode causar o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, como o infarto. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do coração são as que possuem as maiores taxas de mortalidade, causando cerca de 300 mil mortes anuais.

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 4 entre 10 pessoas adultas têm um nível alterado do colesterol no Brasil, dado que já ultrapassa os números dos Estados Unidos. Entenda o que é o colesterol e como prevenir os riscos à saúde.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Médio medindo a pressão arterial de um paciente. O colesterol alto pode causar doenças cardíacas
Colesterol alto pode causar doenças cardiovasculares – Créditos: 89Stocker/Canva

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura do corpo humano responsável por funções como formação das células, produção de hormônios e formação dos ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Em níveis elevados, pode causar doenças prejudiciais ao organismo.

Existem três tipos de colesterol. O LDL é considerado o ruim e mais perigoso, visto que, em excesso, pode se alojar nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando uma série de doenças. O segundo tipo é o VLDL, que em níveis altos também é prejudicial e transporta triglicerídeos, outro tipo de gordura, na corrente sanguínea.

O “colesterol bom” é o chamado HDL, porque atua limpando as artérias. Quanto maior for o seu nível no organismo, menor o risco de doenças cardiovasculares.

Como evitar o colesterol alto?

Confira abaixo dicas do Ministério da Saúde:

  1. Atividade física: exercícios regulares queima gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol.
  2. Evite a gordura: o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco. Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados.
  3. Alimentação saudável: hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras.
  4. Pare de fumar: o cigarro potencializa os riscos de doenças do coração.
  5. Procura um médico: o acompanhamento de profissionais de saúde ajuda a identificar fatores de risco e auxilia no controle do colesterol alto.

Mais informações sobre como proteger a saúde do coração através das refeições estão presentes na cartilha “Alimentação Cardioprotetora”.