Casos suspeitos de sarampo em Uberlândia sobem para 13, informa SES

SES-MG confirma que monitora 13 casos em investigação; medidas de bloqueio vacinal foram intensificadas

, em Uberlândia

-

Os casos suspeitos de sarampo em Uberlândia subiram para 13, segundo informação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta segunda-feira (3).

Conforme as informações, os dois primeiros casos foram notificados em 13 de outubro, em crianças de 1 ano, que apresentaram febre, manchas vermelhas na pele e sintomas respiratórios leves, sem registro vacinal da tríplice viral. Os outros 11 casos foram notificados entre os dias 27 e 01 de novembro.

Exames iniciais não permitiram confirmar nem descartar o sarampo, e novas amostras foram coletadas em 30 de outubro e encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise laboratorial.

As crianças estão em bom estado geral e seguem em recuperação domiciliar, sob acompanhamento da equipe de Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica Municipal.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

vacinação de sarampo em Uberlândia
Secretaria de Estado de Saúde monitora 13 casos suspeitos de sarampo em Uberlândia; pacientes estão em bom estado e medidas de bloqueio vacinal foram intensificadas – Crédito: Rafael Mendes/Agência Minas

Ainda segundo a SES, exames preliminares realizados em quatro desses novos casos, já com resultados disponíveis, não são sugestivos de sarampo; contudo, as amostras ainda aguardam as outras análises para descarte definitivo, conforme preconizado por protocolo.

Reforço na vacinação e vigilância

O Governo de Minas realiza na terça (4) e quarta-feira (5) uma ação especial da Força Estadual do SUS em Uberlândia para apoiar a investigação de casos suspeitos de sarampo em Uberlândia. A iniciativa também busca fortalecer a vigilância epidemiológica e ampliar as estratégias de vacinação no município.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, o trabalho conjunto é essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz diante dos casos suspeitos.

“O Governo de Minas acompanha de perto os casos suspeitos de sarampo em Uberlândia. No momento, estamos em articulação diária com a Regional de Saúde e o município para monitorar o cenário epidemiológico e orientar as ações necessárias”, afirmou.

O subsecretário destacou ainda a importância da imunização como principal forma de prevenção.

“A vacina tríplice viral é segura e eficaz. Está disponível em todas as unidades de saúde e nos vacimóveis. É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças para atualizar a caderneta de vacinação, especialmente com a dose da tríplice viral”, alertou.

Além disso, a operação inclui capacitações para profissionais locais em temas como coleta de amostras, vigilância laboratorial, manejo clínico e atualização sobre os sinais e sintomas da doença.

×

Leia Mais

Campanha de vacinação prorrogada

Paralelamente à ação estadual, a Prefeitura de Uberlândia prorrogou a campanha de multivacinação até o dia 30 de novembro, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos principais imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Para se vacinar contra o sarampo e outras doenças, basta procurar uma das mais de 70 salas de vacinação da rede municipal, distribuídas em UAIs, UBSs, UBSFs e unidades rurais.

A prefeitura informou que desde o início da campanha foram aplicadas 1.512 doses da vacina contra o sarampo e 23.117 dos demais imunizantes em crianças menores de cinco anos.

Treinamento e mobilização regional

Durante os dois dias de trabalho, a Força Estadual do SUS e a SRS de Uberlândia promovem treinamento para representantes de 18 municípios do Triângulo Mineiro, com foco em melhorar as estratégias de vigilância epidemiológica de sarampo e arboviroses.

Leia mais: Casos de sarampo em Uberlândia: pediatra orienta sobre sintomas e vacinação

A programação inclui discussões sobre o cenário atual das doenças, manejo clínico de casos suspeitos, controle e métodos de prevenção, além da mobilização do público para promoção da saúde e qualidade de vida.