GO e PR registram casos suspeitos de intoxicação por metanol
Pacientes em Curitiba e Itapací estão internados em estado grave após ingestão de bebidas alcoólicas
-
As secretarias de Saúde do Paraná e de Goiás notificaram os primeiros casos suspeitos de intoxicação por metanol em seus estados. Os pacientes estão internados em estado grave após consumirem bebidas alcoólicas.
Suspeita de intoxicação por metanol no Paraná
No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que notificou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3) sobre um caso em Curitiba. O paciente é um homem de 60 anos, que deu entrada em um hospital da capital após sofrer um atropelamento e relatar ingestão de bebida alcoólica destilada. Durante a internação, o quadro clínico apresentou piora, com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. O homem permanece inconsciente.

A Sesa destacou que acompanha a evolução clínica em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, aguardando exames laboratoriais para confirmação ou descarte da suspeita. O órgão reforçou que hospitais e unidades de saúde devem comunicar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) em situações semelhantes.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Suspeita de intoxicação por metanol em Goiás
Em Goiás, o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, informou que a paciente suspeita é moradora de Itapací e está internada no Hospital de Uruaçu. Segundo ele, a mulher estava em uma cachoeira com familiares quando ingeriu bebida alcoólica e apresentou agravamento clínico. O pai e o irmão, que também consumiram bebida no local, não apresentaram sintomas.

A paciente, que possui histórico de etilismo crônico, evoluiu com dificuldade respiratória, redução do nível de consciência e precisou ser entubada. Atualmente, está em terapia intensiva, com diagnóstico de acidose metabólica grave e insuficiência renal aguda, passando por sessões de hemodiálise. O secretário ressaltou que o quadro é considerado de alta gravidade, já que a paciente não respondeu aos medicamentos indicados.
Leia Mais
Situação no Brasil
O Brasil contabiliza 59 notificações de intoxicação por metanol, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (2) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A informação foi apresentada em coletiva de imprensa na Sala de Situação, criada para acompanhar a evolução dos casos e coordenar ações emergenciais.
As autoridades de saúde orientam que pessoas que apresentarem sintomas após ingestão de bebidas alcoólicas procurem imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital para atendimento emergencial.