Casos suspeitos de intoxicação por metanol são descartados em Minas Gerais

Ministério da Saúde confirmou 59 casos e 15 mortes no país; em Minas, investigações apontam para descarte de suspeitas em cinco cidades

, em Uberlândia

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (29), os dados sobre os casos suspeitos de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Embora o país já registre 59 casos confirmados e 15 mortes, Minas Gerais não tem mais nenhum caso confirmado nem suspeito ativo da contaminação, mas ainda investiga uma morte no estado, em Itajubá.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Intoxicação po metanol pelo mundo // vidro de metanol em laboratório
Secretaria de Estado de Saúde informou que o caso suspeito e o óbito em Itajubá foram descartados – Crédito: Freepik/Arquivo

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o óbito suspeito em Açucena foi descartado.

As demais notificações de possível contaminação registradas em Açucena, Belo Horizonte, Poços de Caldas e Sabará também foram descartadas após análises laboratoriais. Outro caso suspeito em Itajubá também foi dispensado.

Situação no país

Segundo o boletim da Sala de Situação do Ministério da Saúde, o Brasil soma 103 notificações, das quais 59 foram confirmadas, 44 seguem em investigação e 662 foram descartadas.

O estado de São Paulo lidera as ocorrências, com 46 casos confirmados e nove mortes, seguido por Paraná (6 casos e 3 mortes), Pernambuco (5 casos e 3 mortes), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).

Ainda há investigações em curso em Pernambuco (21), Piauí (5), Rio de Janeiro (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (4) e Tocantins (1).

O metanol é uma substância altamente tóxica e não deve ser usada na fabricação de bebidas. Sua ingestão pode provocar cegueira, parada cardíaca e morte, dependendo da dose e da concentração.

O Ministério da Saúde reforça que as atualizações sobre a intoxicação por metanol serão divulgadas às segundas, quartas e sextas-feiras, após as 17h, e alerta a população para não consumir bebidas de origem duvidosa e denunciar suspeitas de adulteração aos órgãos de vigilância sanitária.

×

Leia Mais

Intoxicação por metanol

A intoxicação por metanol é uma condição grave, pois esta substância, presente em bebidas alcoólicas adulteradas, pode causar falência de órgãos, cegueira e morte. As autoridades alertam para a importância de consumir bebidas apenas de fontes confiáveis e de procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como náusea, vômito, dificuldade respiratória ou alterações visuais.

O acompanhamento constante das notificações mostra a extensão do problema em diferentes estados e destaca a importância de medidas preventivas e fiscalização rigorosa da produção e comercialização de bebidas alcoólicas no Brasil.