Campanha contra a dengue leva ações preventivas às ruas de Uberlândia
‘Dia D’ promete intensificar ações de conscientização e eliminação de focos no bairro São Jorge
Laura Lany , em Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia intensificou as ações no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, febre-amarela, chikungunya e zika, com o lançamento da campanha “Dengue: A Batalha começa em Casa”.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A campanha inclui um conjunto de medidas preventivas e a contratação de novos agentes de endemias, além de destacar o “Dia D” de mobilização, que ocorrerá nesta sexta-feira (15), com diversas atividades para o combate ao mosquito.
“Com a chegada antecipada do período chuvoso, as condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti foram estabelecidas. Por isso, estamos antecipando nossas ações. As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) já estão em campo o ano todo, mas com o aumento das chuvas, é essencial intensificar o trabalho”, explicou o prefeito.
Veja Mais:
- Agentes podem entrar em imóveis abandonados para combater o Aedes em Uberlândia
- Prefeitura retira 38 escorpiões e 1,4 tonelada de lixo de casa em Uberaba
- Proteja-se e proteja quem você ama: começa a campanha de multivacinação em Uberlândia
Semana de ações contra a dengue no bairro São Jorge
Nesta terça (12) e quinta-feira (14), o bairro São Jorge recebe uma série de atividades de conscientização.
Agentes do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes estarão na praça Maria Preta, orientando a população sobre a importância de eliminar focos do mosquito e esclarecendo dúvidas.
Além disso, a equipe estará fazendo visitas domiciliares para eliminar possíveis criadouros do mosquito e reforçando a campanha nas escolas e unidades de saúde.
➡️ Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia

Na sexta-feira (15), no “Dia D”, haverá troca de objetos por leite na praça Maria Preta, das 8h às 17h.
O objetivo é reduzir os materiais que acumulam água e se tornam potenciais criadouros do mosquito.
Para cada tipo de material entregue, a população poderá retirar uma quantidade específica de leite, e as trocas seguirão critérios informados no local.
Dengue em Uberlândia
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 6 de novembro, foram confirmados mais de 25 mil casos de dengue (25.640) e 9.512 de chikungunya em Uberlândia.
Além disso, o município já registrou de 16 mortes por dengue e 6 por chikungunya.

Em comparação com o ano passado, os casos de chikungunya apresentaram um aumento significativo, registrando uma disparada nas ocorrências da doença, reforçando a urgência das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e à prevenção das doenças.