Brasil registra 9 casos de sarampo em Tocantins após recertificação de livre da doença
Sarampo foi registrado em uma pequena comunidade que não tem o hábito de se vacinar por questões culturais. País tem certificado de livre da doença
O Ministério da Saúde confirmou, na tarde desta sexta-feira (25), nove casos de sarampo em Campos Lindos, em Tocantins. Os infectados pela doença fazem parte de uma pequena comunidade que, por questões culturais, não têm o hábito de se vacinar. Em novembro de 2024, o Brasil recebeu o certificado de país livre do sarampo da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).
Segundo o Ministério da Saúde, a comunidade é composta por cerca de 400 pessoas. Todos estão sendo acompanhados por técnicos do ministério e da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins e o município de Campos Lindos. Uma equipe do ministério está permanentemente no local desde a segunda-feira (21).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Leia Mais
Os órgãos envolvidos na situação conduzem ação de bloqueio e varredura no município para impedir o avanço da doença. Até o momento, 644 doses de vacina foram aplicadas em Campos Lindos. São 660 pessoas em acompanhamento na cidade e 282 casas visitadas.
“Reforçar a vacinação é a forma mais eficaz de evitar a reintrodução do sarampo no Brasil e, com a presença das equipes técnicas, a cobertura vacinal está avançando entre os moradores de Campos Lindos, que possui 8,7 mil habitantes e fica cerca de 500 km de Palmas, capital do estado”, escreveu o Ministério da Saúde em uma matéria oficial.
Recertificação de país livre do sarampo
O Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo em 2024. O país já tinha recebido o certificado antes em 2016, no entanto, em 2018, as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. Então, conseguiu recuperar a posição de livre do sarampo endêmico.
Segundo o Ministério da Saúde, para reverter o quadro, o Governo Federal investiu em vacinação nas fronteira e em locais de difícil acesso, além da busca ativa de casos suspeitos. Oficinas e cursos online informativos também foram realizados e, ainda, um Dia S de combate ao sarampo.
Casos de sarampo em 2025
Até o momento, o Ministério da Saúde conseguiu interromper a circulação do vírus no Rio de Janeiro, no caso da infecção de duas crianças da mesma família em março, na cidade de São João de Meriti. Outros três casos foram registrados no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Distrito Federal – um caso de cada neste ano.
O Brasil registrou, no total, 14 casos importados confirmados em 2025. Apesar disso, o país não registra transmissão sustentada da doença. Os casos contabilizados de sarampo não comprometem a certificação da OMS, uma vez que são importados (quando a infecção ocorre fora do local de residência).