Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório e ofertará imunizante no SUS
Imunizantes chegam ao SUS na segunda quinzena de novembro; vacina contra vírus sincicial respiratório poderá evitar 28 mil internações por ano
-
O Brasil passará a produzir a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite e pneumonias em crianças menores de 2 anos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10), após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinar uma parceria de transferência de tecnologia da vacina.
As vacinas serão distribuídas para gestantes e bebês no Sistema Único de Saúde (SUS) na segunda quinzena de novembro. As primeiras 1,8 milhão de doses adquiridas por meio de acordo envolvendo o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer serão entregues até o fim do ano.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o Ministério da Saúde, o país também passará a produzir por meio de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) o natalizumabe, medicamento biológico usado no tratamento da esclerose múltipla. A transferência da tecnologia será da farmacêutica Sandoz para o Instituto Butantan.
Em novembro, o ministério iniciará o envio das primeiras 832,5 mil doses da vacina. Até dezembro, distribuirá mais 1 milhão para todo o SUS. O calendário de vacinação será organizado por cada estado e município, com aplicação nas unidades básicas de saúde e pontos de vacinação.
Leia Mais
De acordo com o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% de pneumonias em crianças menores de 2 anos. A vacina poderá prevenir cerca de 28 mil internações por ano.
Os dados ainda mostram que a cada cinco crianças infectadas pelo vírus, uma necessita de atendimento ambulatorial. Aproximadamente 20 mil bebês menores de um ano são internados anualmente no Brasil pela VSR.