Brasil confirma terceiro foco ativo de gripe aviária

Zoológico de Brasília é o mais recente caso; local fechou as portas ao encontrar aves mortas

, em Uberlândia

-

O Brasil voltou a acender o alerta para a gripe aviária após a confirmação do terceiro foco ativo da doença. O mais recente foi registrado no Zoológico de Brasília, no Distrito Federal, onde aves silvestres contaminadas foram identificadas. Apesar da situação preocupante, os casos até agora envolvem apenas animais não comerciais, o que tem ajudado a manter o controle sanitário nas granjas do país.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Zoológico de Brasília
Novo foco de gripe aviária é identificado em Brasília, após aves terem morrido no zoológico – Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil/Reprodução

O zoológico da capital federal foi fechado no fim de maio de forma preventiva após a morte de aves irerês, uma espécie de marreca. Ontem (3), exames confirmaram a infecção por gripe aviária. A decisão de interditar o local foi tomada pelo Governo do Distrito Federal para proteger tanto os animais quanto os visitantes e funcionários do parque.

Além do foco em Brasília, o país acompanha outras duas ocorrências em andamento. Uma delas é no zoológico de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde mais de 100 aves morreram. A outra foi identificada em Mateus Leme (MG), numa propriedade particular, com casos confirmados em gansos, pavões e cisnes-negros.

Situação nacional

Desde o primeiro caso registrado no país em maio de 2023, o Brasil já teve 167 focos confirmados em aves silvestres. Foram ainda três registros em aves de subsistência e apenas um em criação comercial — esse último em Montenegro (RS), onde o foco já foi considerado encerrado.

Atualmente, o Ministério da Agricultura investiga casos suspeitos em diferentes estados, a maioria deles envolvendo aves domésticas. As apurações acontecem em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Amapá e Pará.

Marreco Irerê
Marreco Irerê, ave encontrada morta por gripe aviária em Zoológico de Brasília – Crédito: Wikipedia/Reprodução

Impactos internacionais

Com a confirmação dos focos, 68 países já impuseram algum tipo de restrição à carne de frango brasileira — um dos produtos mais exportados do agronegócio nacional. Quarenta e oito dessas nações suspenderam as compras de todo o território brasileiro, enquanto 18 limitaram a restrição apenas ao estado do Rio Grande do Sul e dois ao município de Montenegro.

×

Leia Mais

Risco controlado

Especialistas destacam que, embora o número de casos chame atenção, a gripe aviária no Brasil ainda está concentrada em aves silvestres ou de subsistência, o que ajuda a evitar maiores prejuízos para a avicultura comercial. Mesmo assim, o momento exige vigilância constante e medidas de biossegurança reforçadas, principalmente em criadouros e propriedades rurais.

A população também pode colaborar evitando o contato direto com aves mortas ou doentes e informando as autoridades sanitárias sempre que suspeitar de sintomas entre os animais.