Aumento da cobertura vacinal traz otimismo após alerta de sarampo em Uberlândia

Após suspeitas de sarampo movimentarem as unidades de saúde, Uberlândia registra aumento da cobertura vacinal e reforça ações para ampliar a imunização

, em Uberlândia

-

O aumento da cobertura vacinal em Uberlândia trouxe um sinal de alívio para as equipes de saúde nesta semana. Após a confirmação de dois casos suspeitos de sarampo em 2025, a procura pelos imunizantes praticamente dobrou na comparação com a última semana de outubro (20 a 27).

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, foram aplicadas 4.229 doses na última segunda-feira (27), quase o dobro das 2.660 doses registradas uma semana antes. Desde o início da campanha, 37.957 doses foram aplicadas no município.

Nesta segunda (27) e terça-feira (28), mais de 8,4 mil doses, contabilizando todos os imunizantes disponibilizados nas salas de vacina do município. Do total, cerca de 750 doses foram de vacinas contra o sarampo.  A mobilização segue como prioridade, especialmente porque esta é a última semana da campanha de vacinação, que termina na sexta-feira (31). A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

Aumento da cobertura vacinal anima Saúde em Uberlândia após alerta do sarampo
Aumento da cobertura vacinal impulsiona procura por imunizantes em Uberlândia – Crédito: Flickr/Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Vacimóvel leva imunização a assentamentos e regiões com baixa cobertura

Para ampliar o acesso e atingir moradores com maior dificuldade de locomoção, a Prefeitura mantém 75 salas de vacina funcionando, além de intensificar a atuação do vacimóvel, que está percorrendo assentamentos e bairros mapeados como áreas de baixa cobertura.

O atendimento do veículo segue o seguinte cronograma desta semana:

  • 28/10 – Assentamento Fidel Castro – 8h às 12h
  • 29/10 – Assentamento Chácaras Oliveira – 8h às 12h
  • 29/10 – Assentamento Dom José Mauro – 14h às 16h30
  • 30/10 – Assentamento Santa Clara – 8h às 12h
  • 30/10 – Morada Nova – 14h às 16h30
  • 31/10 – Assentamento Douradinho – 8h às 12h
  • 31/10 – Assentamento Renovação – 14h às 16h30
Vacinação
Vacimóvel percorre bairros de Uberlândia para facilitar o acesso à vacinação- Crédito: PMU/Secom

A estratégia segue um mapa de calor (heat map), que identifica regiões com maior número de pessoas não vacinadas e áreas de vulnerabilidade social, garantindo equidade no atendimento.

Além disso, um segundo vacimóvel, cedido temporariamente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, via CISTM, ficará disponível até 15 de novembro. A princípio, ele está estacionado na Praça Tubal Vilela, das 8h às 17h.

Meta é chegar a 95% da cobertura vacinal

O Ministério da Saúde recomenda que a cobertura vacinal chegue a 95% da população para garantir proteção coletiva contra doenças. No entanto, Uberlândia ainda mantém médias próximas de 80%, principalmente nos imunizantes infantis, como:

  • DTP – difteria, tétano e coqueluche;
  • Tríplice Viral – sarampo, caxumba e rubéola;
  • Poliomielite;
  • Varicela – catapora.

A Secretaria reforça que manter o cartão de vacina atualizado é a medida mais eficaz para prevenir surtos e proteger toda a comunidade. A orientação vale para todas as faixas etárias, da infância à vida adulta.