Prefeitura de Uberaba muda fluxo de atendimento pediátrico para enfrentar aumento de casos de dengue
Atendimento infantil ficará concentrado no Hospital da Criança e no Hospital Regional, desafogando a UPA do Mirante para receber pessoas com dengue
-
O aumento de casos de dengue em Uberaba levou a prefeitura da cidade a reorganizar o fluxo de atendimento infantil para ampliar a capacidade de atendimento às pessoas com sintomas de dengue.
A partir desta segunda-feira (3), o atendimento infantil ficará concentrado no Hospital da Criança e no Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Regional. Desta forma, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mirante poderá receber mais pacientes com dengue.

Aumento dos casos de dengue
A medida faz parte das ações de enfrentamento à dengue e se baseia na capacidade de atendimento infantil do Hospital Regional ser maior que da UPA do Mirante, além de mais estruturada.
Segundo a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela gestão das UPAs e do Hospital Regional, atualmente a UPA Mirante faz, em média, 23 atendimentos pediátricos por dia. Já o Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Regional atende cerca de 69 crianças diariamente e opera com 60% de sua capacidade instalada, permitindo a absorção dessa nova demanda sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Ainda segundo a SEU, a estrutura da UPA Mirante será reorganizada para atendimento à demanda de dengue.
Além da ampliação do atendimento a casos de dengue na UPA do Mirante, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estendeu o funcionamento da CeDengue, que abrirá durante todos os dias do feriado.
Decreto de emergência
Diante do crescente número de casos de dengue, a Prefeitura de Uberaba declarou situação de emergência na última sexta-feira (28), com vigência de 90 dias. A medida vai fortalecer a assistência à população do município e da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul, que também enfrenta o surto da doença.
Leia Mais
O decreto autoriza a adoção de medidas emergenciais para o combate à dengue, como ampliação de leitos hospitalares, contratação de profissionais de saúde, contratação emergencial de serviços e equipamentos, além da prorrogação de contratos e dispensa de licitações.
Dengue em Uberaba
Segundo o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria Estadual de Saúde, Uberaba tem uma morte por dengue confirmada e outras seis em investigação.
Atualmente, 369 casos de dengue foram confirmados enquanto 3.833 ainda são considerados como prováveis.