Anvisa suspende diurético por suspeita de presença de caco de vidro
A suspensão foi determinada para o medicamento furosemida injetável, da farmacêutica Hypofarma; segundo a Anvisa, um lote apresentou presença de material estranho
-
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (17), o recolhimento e a suspensão da comercialização de um lote do medicamento furosemida injetável, um diurético produzido pela farmacêutica Hypofarma. A decisão foi tomada após a presença de material estranho, semelhante a caco de vidro, ser encontrada no produto.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo a Anvisa, a medida atinge apenas o lote 2411191, que tem validade até 30/11/2026. A sua distribuição e uso também estão suspensas.
A decisão foi tomada após um parecer emitido pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que identificou o problema. O parecer do desvio de qualidade foi emitido no último dia 14 de julho.
O Paranaíba Mais tenta contato com a Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda, que informou que suspendeu o lote até que a apuração sobre o ocorrido seja finalizada. Confira a nota na íntegra mais abaixo.
Para quê serve o medicamento?
Segundo a bula do diurético, a substância é indicada para o tratamento dos seguintes casos:
- edemas devido a doenças cardíacas e doenças hepáticas(ascite);
- edemas devido a doenças renais (na síndrome nefrótica, a terapia da doença causal tem prioridade);
- insuficiência cardíaca aguda, especialmente no edema pulmonar (administração conjunta com outras medidas terapêuticas);
- eliminação urinária reduzida devido à gestose (após restauração do volume de líquidos ao normal);
- edemas cerebrais como medida de suporte;
- edemas devido a queimaduras;
- crises hipertensivas (em adição a outras medidas anti-hipertensivas);
- indução de diurese forçada em envenenamentos.
Orientações da Anvisa
Conforme a Anvisa, os profissionais de saúde ou pacientes que identificarem o lote citado, devem comunicar o fato à Agência ou à Vigilância Sanitária local. O contato pode ser feito por meio dos canais de atendimento.
Nota da Hypofarma
“A Hypofarma informa que, em resposta a determinação da ANVISA, suspendeu o uso do lote específico (24111911,) do nosso produto Furosemida, até que a apuração sobre o ocorrido seja finalizada.
Reforçamos que seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, adotando elevados padrões de qualidade e segurança. Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade.”