Alimentação saudável em Uberlândia: onde encontrar orientação nutricional gratuita
Universidades oferecem atendimentos acessíveis à população, supervisionados por professores, e realizados por alunos de Nutrição
Manter uma alimentação saudável é essencial para prevenir doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Em Uberlândia, moradores podem contar com programas públicos, projetos universitários e serviços de saúde que oferecem orientação nutricional gratuita, ajudando crianças, adultos, idosos e gestantes a melhorar seus hábitos alimentares.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má alimentação está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Em Uberlândia, iniciativas públicas e privadas têm buscado incentivar a população a repensar o prato e adotar escolhas mais conscientes.
Alimentação saudável em Uberlândia
Universidades locais, como a UFU e a Unitri, oferecem atendimentos acessíveis à população supervisionados por professores e realizados por alunos dos cursos de Nutrição, com foco em educação alimentar, reeducação de hábitos e acompanhamento individual.
O Atendimento Nutricional Terapêutico Online (Atento) da UFU disponibiliza consultas virtuais gratuitas para a comunidade, com duração média de uma hora. O agendamento é feito pela Recepção Proteger-se.
Já o Centro Universitário do Triângulo (Unitri) disponibiliza à comunidade atendimentos gratuitos e de baixo custo. As atividades contemplam diversas áreas, promovendo aprendizado prático e assistência à população. Os atendimentos são presenciais e incluem avaliação, acompanhamento e prescrição de dietas, com a necessidade de agendamento prévio pelo telefone (34) 4009-9116.
A população também pode buscar nutricionista pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de encaminhamento feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, a prefeitura oferece kits de alimentação social para famílias em situação de vulnerabilidade, com inscrições pelo site oficial.
Leia Mais
Caminhos para uma vida mais saudável
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções diárias de frutas e hortaliças durante os cinco dias da semana, mas apenas 22,5% da população adulta brasileira segue essa diretriz. O consumo desses alimentos, essenciais para a manutenção da saúde e para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), caiu acendendo uma luz amarela no país.