72,5% das mortes por SRAG são causadas pelo vírus da gripe, diz boletim
Minas Gerais ultrapassou a marca de "muito alto" na incidência dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
-
O maior número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil é de Influenza A, o vírus da gripe, segundo dados do boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dentre os óbitos, 72,5% deram positivo para a doença viral.
Os dados são referentes a semana epidemiológica 21, do dia 18 de abril a 25 de maio. Em Minas Gerais, a situação é alarmante: o boletim mostra que a incidência de SRAG, por 100 mil habitantes, ultrapassou a marca de “muito alto”.
A mortalidade é maior entre idosos e crianças pequenas em todo o país.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com o boletim, Minas Gerais faz parte das 22 unidades federativas que apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco. Além disso, a estimativa também mostra sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
No estado, crianças de até dois anos lideram o número de casos da síndrome, chegando a quase 500 ocorrências. A incidência nos pequenos é maior quando associada ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A faixa etária acima de 65 anos vem logo em seguida nos gráficos, ultrapassando a marca de 200 casos de SRAG.
Leia Mais
Ações em Uberlândia
Uma das primeiras ações da Prefeitura de Uberlândia no combate aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi o decreto de estado de emergência em saúde pública. A decisão foi divulgada no dia 6 de maio.
Dentre as medidas, estão a criação de um Comitê de Crise para monitorar e conter os casos, que estabeleceu a formação do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública.
A estratégia foi publicada na edição do dia 28 de maio do Diário Oficial do Município (DOM). Ela funcionará omo um grupo estratégico para a tomada de decisões rápidas e integradas no enfrentamento da SRAG.
O Município também anunciou a abertura de 40 novos leitos em unidades de saúde, além da contratação emergencial de profissionais da área e reforço no transporte de pacientes.
A decisão, que foi divulgada na última quarta-feira (28), foi tomada após o aumento de cerca de 20% das internações por doenças respiratórias.
De acordo com o último dado publicado pelo Paranaíba Mais, Uberlândia contava com 39 mortes notificadas por SRAG, sendo parte significativa entre crianças de 0 a 9 anos. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia para ter acesso a dados mais atualizados e aguarda retorno.
Vacinação ampliada contra a gripe
O Município também ampliou os pontos e horários de vacinação da cidade como uma das estratégias de prevenção à SRAG. A medida começou nesta segunda-feira (2).
O Vacimóvel, uma van adaptada como unidade móvel de vacinação, estará no estacionamento do Uberlândia Shopping de segunda (2) a sábado (7), das 10h às 17h.
Nos mesmos dias, haverá dois pontos de vacinação no Terminal Central, na plataforma de desembarque e no Cantinho da Saúde. O atendimento será das 8h às 17h.
A população também poderá se vacinar na Praça Tubal Vilela, no Centro, dse quinta-feira (5) a sábado (7), das 8h às 17h. O Parque do Sabiá também se torna ponto de vacinação no próximo sábado, das 8h às 14h.
É importante lembrar que as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Planalto, São Jorge, Pampulha Tibery, Morumbi, Roosevelt e Martins também estarão com salas de vacina funcionando de segunda (2) a sexta-feira (6), das 8h às 21h, e no sábado (7), das 8h às 17h.