Após a ceia de Natal, é comum sobrarem diversos alimentos que podem ser transformados em novas e saborosas receitas.
Aproveite as sobras para criar pratos criativos e deliciosos, evitando desperdício e prolongando a festa com pratos como rabanada de panetone, bolinho de arroz e bacalhau.
Restos da ceia de Natal podem ser transformados em receitas deliciosas – Crédito: Freepik
Rabanada de panetone
Ingredientes:
2 gemas
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de maisena
3 xícaras de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
500 g de panetone
4 ovos
1 xícara de leite
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo:
Em uma panela média, combine as gemas, o açúcar e a maisena. Adicione o leite e misture bem. Cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente, até o creme engrossar (cerca de 10 minutos). Incorpore a essência de baunilha e retire do fogo. Deixe esfriar, cobrindo o creme com filme plástico em contato direto para evitar a formação de película. Corte o panetone em fatias de 2 cm de espessura e depois cada fatia em quatro pedaços, reservando. Em uma tigela, bata os ovos com o leite e a farinha, e reserve. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo médio e pincele com manteiga. Mergulhe as fatias de panetone na mistura de ovos e frite-as até dourar dos dois lados (aproximadamente 1 minuto e meio por lado). Coloque as rabanadas em uma travessa. Se necessário, adicione mais manteiga à frigideira conforme for fritando as outras fatias. Sirva as rabanadas morna, acompanhadas do creme frio à parte.
Rabanada de panetone é uma óima opção para reaproveitar o panetone da ceia! – Crédito: Shutterstock
Bolinho de Arroz
Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz cozido
2 ovos
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara de chá de cheiro verde picado
½ xícara de chá de cebola picada e refogada
Sal a gosto
Óleo, o suficiente para fritar
Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture bem o arroz, os ovos, o queijo parmesão, o cheiro verde, a cebola refogada e o sal. Modele a mistura em bolinhos e frite-os em óleo quente até que fiquem dourados e crocantes. Retire os bolinhos e coloque-os sobre papel absorvente para eliminar o excesso de gordura. Sirva a seguir.
Bolinho de arroz é uma receita deliciosa e prática – Crédito: Freepik
Em uma tigela, misture bem o bacalhau desfiado, as batatas, a farinha de trigo, o sal, a pimenta, os ovos e o cheiro-verde. Com a ajuda de uma colher de sopa, forme porções da massa e frite-as em óleo quente até que fiquem douradas. Após fritar, coloque os bolinhos sobre papel absorvente para eliminar o excesso de gordura. Sirva quente.
Bolinho de bacalhau crocante por fora, e macio por dentro, é perfeito para acompanhar qualquer momento – Crédito: Freepik