Vice-prefeito de Uberlândia segue em Israel durante conflito e ainda não tem data para voltar
Vanderlei Pelizer e mais quatro gestores brasileiros permanecem em Israel, enquanto o restante da comitiva seguiu para Jordânia via terrestre, entre eles o prefeito de BH, Álvaro Damião
-
O vice‑prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, continua em Israel mesmo após a escalada do conflito com o Irã, sem data definida ainda para voltar. Ele faz parte de uma comitiva de gestores municipais brasileiros que desembarcou no país para uma missão especial.
Em entrevista ao canal PHVox Geopolítica Descomplicada, Pelizer revelou que, embora parte da delegação já tenha cruzado para a Jordânia, ele optou por permanecer no país ao lado de outros quatro integrantes, totalizando cinco autoridades locais que ainda não embarcaram para a Jordânia.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Por que o vice-prefeito de Uberlândia optou por ficar?
Pelizer explicou durante a entrevista, que seguiu orientação conjunta do Itamaraty, da embaixada brasileira e das autoridades israelenses, que recomendaram aguardar no país onde já havia estrutura de abrigo e comunicação, evitando trajetos terrestres perigosos por território de facções radicais como Hamas ou Hezbollah.
Segundo ele, “há risco elevado de serem parados, revistados, terem perfis nas redes sociais expostos e serem maltratados” durante deslocamentos por essas regiões. Estão em Israel cinco integrantes da missão, outros 13 já fizeram meio-termo fora do país por vias terrestres.
Pelizer afirma estar seguro e em contato constante com as autoridades locais. “Estou aguardando ordens da embaixada e do Itamaraty para retornar, quando for a melhor estratégia”, declarou. O vice‑prefeito mantém comunicação com familiares e com os cidadãos de Uberlândia, assegurando que está bem.
Contexto e logística da comitiva
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), liderada por Paulo Ziulkoski e com apoio do tesoureiro Nélio Aguiar, informou nesta segunda (16) que parte do grupo já cruzou a fronteira por terra e está a caminho de um aeroporto na Jordânia, onde embarcará para o Brasil.
Entre os que deixaram Israel estão prefeitos como Álvaro Damião (Belo Horizonte), Janete Aparecida (Divinópolis) e Cícero Lucena (João Pessoa). Ao menos 13 gestores já estão no solo jordaniano conforme reportagem do jornal O Tempo nesta segunda-feira (16).
Parte da comitiva já cruzou a fronteira com a Jordânia; vídeo mostra prefeito de BH relatando tensão e resgate em meio ao conflito
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte, fala sobre os momentos de tensão vividos em Israel e os esforços para o retorno ao Brasil. Ao lado de outras autoridades, ele integra o grupo que conseguiu deixar o território israelense nesta segunda (16).