Senado dá início a CPI do Crime Organizado para investigar facções nesta terça (4)

Primeira reunião deverá eleger o presidente, vice e relator da CPI do Crime Organizado; comissão foi anunciada dois dias após a megaoperação no Rio

, em Uberlândia

-

O Senado inicia nesta terça-feira (4), às 11h, a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crime organizado no Brasil. Segundo a Agência Senado, a primeira reunião irá eleger o presidente, vice e relator da CPI.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

CPI do Crime Organizado
CPI do Crime Organizado foi anunciada dois dias após megaoperação no Rio – Créditos: Jefferson Rudy/Agência Senado

A comissão foi proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), para investigar especialmente o crescimento de facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho (CV) e milícias.

A CPI do Crime Organizado terá 120 dias e será integrada por 11 senadores, dos quais 10 já foram indicados pelas lideranças partidárias. A comissão terá R$ 30 mil para desembolsar em suas investigações.

Entre os parlamentares já escolhidos, estão nomes da oposição, como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-SP) e Sergio Moro (União-PR). Do lado governista, foram chamados o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o líder do PT na Casa, Rogério Carvalho (SE).

×

Leia Mais

A instalação da CPI foi anunciada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, dois dias após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos.

“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameça o país”, afirmou Alcolumbre na ocasião.