Samu em Uberlândia: Prefeito e secretários participam de reunião em Brasília
Reunião ocorreu com secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde, Nilton Pereira, para definição de quais UAIs serão ponto de referência do Samu e o financiamento da UPA Setor Oeste
-
O prefeito Paulo Sérgio Ferreira, o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima e a secretária de Gestão Estratégica, Lívia Mendes de Paula, se reuniram em Brasília nesta segunda-feira (14), no Ministério da Saúde, com o secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde Nilton Pereira Júnior para tratar da implantação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Uberlândia. Na pauta foi discutido quais UAIs poderão passar a ser ponto de referência do Samu e o financiamento de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Setor Oeste.

Também será realizada uma reunião com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) nesta terça-feira (15), em Uberlândia, para definir quais UAIs seguirão com recursos do governo estadual. E no dia 22 de abril, um representante do Ministério da Saúde virá até Uberlândia para definirem a data inicial para funcionamento do serviço. Atualmente Uberlândia conta com atendimento de emergência do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O prefeito Paulo Sérgio ressaltou o avanço nas negociações e as dificuldades financeiras que o município enfrenta. “Devido à condição orçamentária que enfrentamos, precisamos de recursos federais e estaduais para poder compartilhar o custo da saúde de Uberlândia. Em função disso, vamos conciliar o trabalho do Samu com o Siate”, afirmou.
De acordo com o secretário Adenilson Lima, “a avaliação é extremamente positiva, tivemos uma sinalização importante com relação ao financiamento da construção de novas UPAs (UPA Oeste). Tivemos também a confirmação da reunião amanhã que vai definir quais UAIs serão pontos de referência para atendimento do Samu”.
Lima também informou que haverá uma reunião com a SRS na Prefeitura para definir o número de unidades que vão atender pelo Samu em Uberlândia. “Aí sim o governo federal vai poder autorizar o funcionamento. Acredito que em breve porque há interesse do governo federal também que o Samu comece a funcionar o mais rapidamente possível”.
Leia Mais
Também participou da reunião pelo Legislativo, o deputado federal Welington Prado. Ele destacou o funcionamento do serviço 24 horas por dia e a inclusão da principal cidade do Triângulo Mineiro “Uberlândia é a única cidade do Brasil das grandes cidades que não fazem parte do Samu. O Serviço de atendimento médico de urgência, 24 horas por dia, 7 dias por semana”.