Saiba como vai funcionar o novo RG animal para cães e gatos
Tutores de cães e gatos no Brasil já podem registrar seus animais de estimação no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas)
-
Tutores de cães e gatos no Brasil já podem registrar seus animais de estimação no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), e emitir a carteira com número de identificação animal (RG Animal). O cadastro é gratuito para tutores, ONGs, estados e municípios e pode ser feito voluntariamente.

De acordo com o governo federal, o SinPatinhas tem como objetivo criar um banco de dados nacional de animais domésticos, fornecendo informações sobre a população de cães e gatos no país, incluindo dados sobre castração e microchipagem. Essa iniciativa busca auxiliar no planejamento de políticas públicas eficazes para o bem-estar animal, além de promover a guarda responsável e combater o abandono e os maus-tratos. Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Como funciona?
O “RG Animal” gerado pelo SinPatinhas inclui um código de identificação (QR Code) que pode ser fixado na coleira do animal. Em caso de perda, qualquer pessoa poderá escanear o código e localizar o tutor, facilitando o retorno do animal para casa.
O cadastro no sistema permite incluir diversas informações sobre o animal, como:
• Procedência e características (raça, sexo, idade).
• Histórico de vacinação e doenças.
• Local onde o animal é mantido.
• Informações sobre venda, doação ou morte do animal.
• Dados do microchip, caso o animal possua.

Benefícios do SinPatinhas:
• Identificação facilitada: O QR Code e a possibilidade de incluir dados do microchip aumentam as chances de animais perdidos serem encontrados.
• Acesso a informações: Tutores cadastrados receberão informações sobre campanhas de castração, vacinação e microchipagem em sua região.
• Segurança em negociações: O registro pode trazer mais segurança em casos de compra e venda de animais.
• Combate aos maus-tratos: O sistema pode auxiliar na identificação de animais abandonados e na responsabilização de autores de maus-tratos.
• Transparência: O SinPatinhas permitirá o acompanhamento da destinação de recursos federais para ações de bem-estar animal.
Leia Mais
O SinPatinhas é uma iniciativa do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas), ambos lançados nesta quinta-feira (17) pelo governo federal . O sistema já está aberto para cadastro através do site https://sinpatinhas.mma.gov.br.