Romeu Zema oficializa pré-candidatura à presidência da República neste sábado (16) em SP
Governador de Minas Gerais deve disputar a uma vaga no Palácio do Planalto com aliados de direita, em 2026; são esperados 2 mil pessoas
-
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lança neste sábado (16) sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2026. O anúncio será feito durante um evento do Partido Novo, em São Paulo (SP), com início previsto para as 8 horas. A expectativa é de receber mais de 2 mil pessoas, incluindo lideranças e apoiadores da direita.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Antes de marcar oficialmente o anúncio, o governador se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro para oficializar sua intenção em disputar à Presidência. “Bolsonaro recebeu a notícia de forma positiva e incentivou a pré-candidatura, destacando a importância de haver mais nomes da direita no primeiro turno”, disse o partido, em nota.
O partido aposta em Zema como um nome forte para disputar a República em 2026. “Em 2018, Zema era um desconhecido. Mesmo assim, conquistou os mineiros, venceu as eleições e tirou Minas do abismo em que o PT havia deixado o estado. Ele tem totais condições de fazer o mesmo pelo Brasil”, declarou o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.
Zema deve concorrer com outros nomes da direita, como Ronaldo Caiado (União-GO), que também já se lançou como pré-candidato em abril deste ano.
Leia Mais
O evento marca a primeira data da agenda pública de Romeu Zema desde que o oficializou sua intenção, sendo um passo estratégico, que insere o nome do governador no cenário nacional.
Estarão presentes o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro; o senador Eduardo Girão (CE); os deputados federais Adriana Ventura (SP), Marcel van Hattem (RS) e Ricardo Salles (SP); o ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol e o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Confira a programação completa do encontro aqui.
Trajetória de Romeu Zema
Romeu Zema, natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, concorreu para um cargo política pela primeira vez em 2018, quando foi eleito governador no 2º turno com 71,8% dos votos válidos, ao vencer o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB) mesmo sem nunca ter ao menos concorrido a algum cargo político.
Para 2022, Zema formou uma chapa “puro sangue” do Novo com o ex-vereador de Belo Horizonte Mateus Simões, que foi secretário-geral da gestão estadual. Foi reeleito para exercer o segundo mandato (2023-2026) no primeiro turno das eleições.
Herdeiro de um dos maiores grupos empresariais de Minas Gerais, Zema é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Ele é bisneto do empresário Domingos Zema, que fundou em 1929 a primeira empresa do que seria no futuro o Grupo Zema, e assumiu a administração das empresas em 1991.
O grupo, que tem empresas nos ramos de eletrodomésticos, distribuidoras de combustíveis, concessionárias de veículos e financeiras, está em dez estados brasileiros.