Romeu Zema apresenta novo modelo de policiamento rural na abertura da Femec, em Uberlândia

O governador também assinou o decreto que suspende o benefício da isenção de ICMS para a importação de leite em pó e muçarela; Femec vai até 4 de abril

, em Uberlândia

-

O governador Romeu Zema apresentou, nesta segunda-feira (31), um novo modelo de policiamento rural. O anúncio foi feito durante a abertura da Femec, feira do agronegócio promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia.

Além de Zema, outras autoridades políticas participaram do evento, entre elas o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, também acompanhou a solenidade.

Acompanhado de outras autoridades políticas, Romeu Zema participou da abertura da Femec
Acompanhado de outras autoridades políticas, Romeu Zema participou da abertura da Femec 2025 – Foto: Deborah Peres

Durante a cerimônia, o governador anunciou ainda a suspensão da não-cobrança de ICMS para a importação de leite em pó e muçarela.

Novo modelo de policiamento rural

O modelo de policiamento rural foi desenvolvido pelo governo de Minas e pela Polícia Militar (PM) e apresentado, em primeira mão, aos produtores rurais na Femec.

A proposta prevê uma atuação preventiva baseada nas características da produção agrícola de cada município mineiro. Para isso, serão levados em consideração os diferentes ciclos produtivos, como:

  • Preparo do solo

  • Plantio

  • Tratos culturais

  • Colheita

  • Vazio sanitário

O objetivo é combater crimes sazonais e específicos de cada região, garantindo a segurança dos produtores rurais em todas as etapas da produção.

O novo policiamento rural busca desarticular quadrilhas especializadas em roubo de cargas, tráfico de drogas e crimes ambientais. Para isso, serão realizadas abordagens a veículos, fiscalizações ambientais e ações educativas para orientar os produtores sobre medidas preventivas de segurança.

Principais ações previstas no modelo:

  • Presença policial constante, com rondas preventivas em propriedades rurais, estradas vicinais e áreas de difícil acesso

  • Apoio de militares dos Batalhões de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) e de Meio Ambiente (BPMMAmb), além do helicóptero da PMMG

  • Uso de drones com tecnologia de reconhecimento facial

  • Aplicativo para mapeamento de estradas rurais via GPS, georreferenciamento das comunidades e cadastro de propriedades

O policiamento rural foi anunciado em primeira mão aos produtores presentes na Femec 2025
O policiamento rural foi anunciado em primeira mão aos produtores presentes na Femec 2025 – Foto: TV Paranaíba/reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

×

Leia Mais

Sobre a Femec 2025

A Femec 2025 acontece até o dia 4 de abril no Parque de Exposições Camaru. O evento tem como objetivo impulsionar negócios e promover a troca de conhecimento entre produtores, empresas e especialistas do setor.

O tema deste ano é “Inteligência Artificial no Campo”, destacando o impacto da tecnologia na produtividade e eficiência agrícola.

Em 2024, a feira atraiu mais de 150 mil visitantes e movimentou R$ 2,28 bilhões em negociações. Para 2025, a expectativa é de um crescimento ainda maior, reforçando a força do agronegócio na região.