Quem é Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França preso por conspiração criminosa
Político conservador foi condenado a cinco anos de prisão por conspiração criminosa em esquema de financiamento de campanha eleitoral
-
O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi preso nesta terça-feira (21), após se entregar às autoridades penais. Ele foi condenado a cinco anos de prisão por conspiração criminosa em esquema de financiamento de campanha eleitoral.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A condenação do ex-presidente francês
A condenação foi determinada pela Justiça da França no último dia 25 de setembro, segundo o portal R7. Sarkozy foi condenado por usar dinheiro da ditadura da Líbia, quando o então mandatário Muammar Gaddafi estava no poder, para sua campanha presidencial em 2007.
O Tribunal Criminal de Paris determinou a prisão provisória da pena, o que significa que o ex-presidente francês poderia ser preso a qualquer momento, mesmo podendo recorrer da decisão. Além da pena, o político conservador também foi condenado a pagar uma multa equivalente a mais de R$ 600 mil.
Leia Mais
Sarkozy foi absolvido da acusação de financiamento ilegal da campanha, pois não foram encontradas provas de que ele recebeu os fundos diretamente. Mas o político foi condenado por permitir que assessores buscassem apoio financeiro no governo de Gaddafi entre 2005 e 2007, em troca de melhorar a imagem do ditador no Ocidente.
Quem é Nicolas Sarkozy
Sarkozy tem 70 anos e se tornou o primeiro ex-chefe de Estado da França a ser preso desde a Segunda Guerra Mundial. Apesar de aposentado da política, o ex-presidente é uma figura central do conservadorismo francês e um dos líderes mais influentes da Europa nas últimas décadas.
O condenado foi levado para penitenciária de La Santé, localizada no centro de Paris. A prisão é uma das mais conhecidas e temidas do país, e já foi palco de decapitações em guilhotina, tentativas de fuga e motins violentos.