Pressões do governo e da oposição fazem Hugo Motta adiar votação do PL Antifacção

Votação do PL Antifacção será na próxima terça-feira (18); texto busca endurecer combate ao crime organizado e sofreu críticas da Polícia Federal

, em Uberlândia

-

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu adiar mais uma vez a votação do projeto de lei (PL) Antifacção, em meio a falta de consenso sobre o texto. A nova data é a próxima terça-feira (18).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, adia votação do PL Antifacção
Motta acatou pedido de Guilherme Derrite (PP-SP) para adiar votação da PL – Créditos: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A votação da PL 5.582/2025 foi remarcada após um cenário de divergências com o texto apresentado pelo relator, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que nomeou na Câmara o PL de “Marco Legal de Combate ao Crime Organizado”. O projeto foi enviado ao Congresso Nacional pelo Governo do Brasil para endurecer o combate ao crime organizado.

Na última terça-feira (11), a Polícia Federal (PF) criticou as mudanças feitas pelo relator, alegando que o texto restringe o papel da corporação no combate ao crime. “A execução de operações pela Polícia Federal dependeria de solicitação do governo estadual da região investigada, o que constitui um risco real de enfraquecimento no combate ao crime organizado”.

×

Leia Mais

“Tenho compromisso com o diálogo e trabalho na construção de pontes entre os dois lados políticos, com foco na conciliação de interesses e na aprovação de um projeto que atenda os interesses do país”, afirmou Motta em suas redes sociais nesta quinta-feira (13), sobre o PL Antifacção.

Derrite foi designado relator na última sexta-feira (7). O impasse em torno do projeto ficou mais evidente durante sessão no plenário dessa quarta-feira (12). A pedido do próprio relator, Hugo Motta decidiu pelo adiamento.

Segundo Guilherme Derrite, o adiamento é “o tempo necessário” para entregar um texto que marque “o início de uma reviravolta no combate ao crime organizado no Brasil”.

Câmara aprovou projeto que dificulta abortos legais em crianças
Nova votação da PL Antifacção está prevista para ocorrer na terça-feira (18) – Créditos: Lula Marques/Agência Brasil