Presidente Lula passará por novo procedimento médico nesta quinta-feira (12)

Procedimento endovascular tem o objetivo de acelerar a recuperação do presidente

, em Uberlândia

-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará um novo procedimento médico nesta quinta-feira (12), segundo informado pelo Hospital Sírio-Libanês em boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (11).

Lula será submetido a um procedimento endovascular para a embolização da artéria meníngea média, agendado para o período da manhã.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Boletim médico confirma quadro estável e reforça cuidados intensivos no Sírio-Libanês

De acordo com a nota assinada pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, o presidente permanece em condições clínicas estáveis e segue sob cuidados intensivos.

Durante o dia, ele não apresentou complicações, realizou sessões de fisioterapia, caminhou pelos corredores do hospital e recebeu visitas de familiares.

O boletim médico reforça que o procedimento desta quinta-feira faz parte do plano terapêutico e complementa a cirurgia realizada anteriormente.

“Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã”, destaca o comunicado.

Os cuidados do presidente seguem sob a coordenação dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Presidência da República, o procedimento não será realizado no centro cirúrgico e não se trata de uma nova cirurgia, mas sim de um cateterismo considerado parte protocolar do tratamento já iniciado.

LEIA MAIS:

Entenda o contexto  sobre a saúde de Lula

Na noite da última segunda-feira (9), Lula apresentou dores de cabeça e procurou atendimento no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Após a realização de exames, ele foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo.

MAIS! Após acidente doméstico de Lula, veja os incidentes mais comuns em casa

Lula com uma cicatriz atrás da cabeça
Lula com cicatriz na cabeça após sofrer um acidente doméstico — Crédito: Cristiano Mariz

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente foi submetido a uma trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente doméstico sofrido no dia 19 de outubro. Na ocasião, Lula caiu no banheiro da residência oficial e bateu a cabeça.

Desde então, ele vem recebendo acompanhamento médico constante e apresentando boa evolução no quadro clínico. O novo procedimento desta quinta-feira é uma etapa adicional para garantir a plena recuperação do presidente.