Presidente Lula passará por novo procedimento médico nesta quinta-feira (12)
Procedimento endovascular tem o objetivo de acelerar a recuperação do presidente
-
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará um novo procedimento médico nesta quinta-feira (12), segundo informado pelo Hospital Sírio-Libanês em boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (11).
Lula será submetido a um procedimento endovascular para a embolização da artéria meníngea média, agendado para o período da manhã.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com a nota assinada pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, o presidente permanece em condições clínicas estáveis e segue sob cuidados intensivos.
Durante o dia, ele não apresentou complicações, realizou sessões de fisioterapia, caminhou pelos corredores do hospital e recebeu visitas de familiares.
O boletim médico reforça que o procedimento desta quinta-feira faz parte do plano terapêutico e complementa a cirurgia realizada anteriormente.
“Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã”, destaca o comunicado.
Os cuidados do presidente seguem sob a coordenação dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Presidência da República, o procedimento não será realizado no centro cirúrgico e não se trata de uma nova cirurgia, mas sim de um cateterismo considerado parte protocolar do tratamento já iniciado.
LEIA MAIS:
- Hematoma no cérebro: entenda o que levou Lula à cirurgia de emergência
- Autoridades prestam solidariedade a Lula após cirurgia emergencial
- Médicos atualizam estado de saúde de Lula
Entenda o contexto sobre a saúde de Lula
Na noite da última segunda-feira (9), Lula apresentou dores de cabeça e procurou atendimento no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Após a realização de exames, ele foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo.
MAIS! Após acidente doméstico de Lula, veja os incidentes mais comuns em casa

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente foi submetido a uma trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente doméstico sofrido no dia 19 de outubro. Na ocasião, Lula caiu no banheiro da residência oficial e bateu a cabeça.
Desde então, ele vem recebendo acompanhamento médico constante e apresentando boa evolução no quadro clínico. O novo procedimento desta quinta-feira é uma etapa adicional para garantir a plena recuperação do presidente.