Prefeitura divulga cartilha sobre o IPTU de Uberlândia em 2025
Publicação traz motivos da mudança do cálculo da planta de valores do IPTU de Uberlândia e mostra como era antes e como vai ficar o imposto em 2025
-
Com as mudanças de cálculo de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2025, a Prefeitura de Uberlândia lançou, nesta quarta-feira (29), uma cartilha com informações sobre a cobrança na cidade. A publicação está disponível no portal do Município.
A cartilha traz motivos da mudança do cálculo da planta de valores e mostra como era antes e como vai ficar o imposto neste ano. Existe, inclusive, gráficos apontando o que seriam distorções de valores pela cidade e como a arrecadação de Uberlândia com o IPTU era menor no comparativo com outros Municípios de características semelhantes, como Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP) e Juiz de Fora (MG).

Segundo a Prefeitura, a cartilha busca dar “mais transparência no processo de implementação da nova metodologia do IPTU”, com “esclarecimentos detalhados sobre a nova forma de cálculo do tributo, que atualiza a planta de valores defasada da década de 1980 e, a partir de agora, com base em um amplo estudo de mercado, considera os valores venais dos imóveis”.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O documento pode ser acessado e conferido pelos interessados clicando aqui.
O IPTU 2025 também foi apresentado a entidades civis durante reuniões para esclarecer dúvidas sobre as mudanças.
A cobrança deste ano também vem com mudanças nas alíquotas “usando critérios para aferição do valor venal dos imóveis, em conformidade com a Emenda Constitucional nº 132, de 2023, ajuste de conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG)”, divulgou a Prefeitura
Os critérios são técnicos e seguem as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Leia Mais
Desconto
Como forma de escalonamento até atingir a tabela cheia do IPTU, o que deve acontecer em cinco anos, será concedido desconto de até 80% sobre a diferença de valor apurada entre os anos de 2024 e 2025.
Apesar disso, o resultado desse desconto não pode ser menor do que o imposto de 2024 corrigido ao percentual inflacionário do período.
Para o IPTU 2025 também está previsto desconto de até 20% para quitação à vista. Com a soma dos descontos, o contribuinte pode ter zerado qualquer aumento, pagando o mesmo valor de 2024.
O imposto pode ser parcelado em 10 meses.