Prazo para emissão e regularização do título de eleitor vai até 6 de maio de 2026

Prazo para emissão, transferência e regularização do título de eleitor termina em 6 de maio do próximo ano; veja como solicitar atendimento presencial ou online

, em Uberlândia

-

As Eleições 2026 se aproximam e o calendário eleitoral entra em alerta para quem ainda não está em dia com a Justiça Eleitoral. Falta seis meses para o fechamento do cadastro eleitoral, prazo que termina no dia 6 de maio de 2026. Após essa data, não será mais possível emitir, transferir ou regularizar o título até o fim do processo eleitoral.

O fechamento do cadastro acontece 150 dias antes da eleição para que a Justiça Eleitoral finalize a organização do pleito, defina os locais de votação e consolide o número de eleitores aptos a votar.

Eleições 2026
Eleições 2026 entram em contagem regressiva para regularização do título – Crédito: Reprodução/Freepik

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Eleições 2026: o que fazer para resolver o título a tempo?

Quem precisa tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados, regularizar pendências ou cadastrar a biometria deve solicitar o atendimento o quanto antes. A recomendação é evitar deixar para a última hora, já que a demanda costuma aumentar à medida que o prazo se aproxima.

O atendimento pode ser feito de duas formas, presencialmente nos cartórios eleitorais ou online.

×

Leia Mais

Como solicitar atendimento presencial

O atendimento presencial está disponível nos cartórios eleitorais de segunda a sexta-feira. Para evitar filas, o ideal é fazer o agendamento pelo site da Justiça Eleitoral ou pelo Disque-Eleitor.

Documentos necessários:

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Para homens que tiram o primeiro título no ano em que completam 19 anos: comprovante de quitação militar;

Ao finalizar o atendimento presencial, o eleitor já sai com o título regularizado.

Como fazer a regularização do título pela internet

Quem já cadastrou a biometria pode resolver tudo pelo Autoatendimento Eleitoral. O processo é feito pelo celular ou computador.
O eleitor precisa enviar:

  • Os mesmos documentos exigidos no presencial;
  • Uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Após o envio, é possível acompanhar o andamento pelo próprio Autoatendimento. Quando aprovado, o eleitor pode consultar os dados atualizados e até imprimir o título em casa ou acessar a versão digital no aplicativo e-Título.

Atendimento para emissão, transferência e regularização do título já está disponível no site – Crédito: Matheus Borsato/Paranaíba Mais

Quem é obrigado e quem não é obrigado a votar nas Eleições 2026

O voto é:

  • Obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos;
  • Facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 e pessoas não alfabetizadas.

Jovens que completam 18 anos até o dia do 1º turno, em 4 de outubro de 2026, precisam solicitar o título até 6 de maio para votar. Já quem tem 15 anos hoje, mas fará 16 antes da eleição, já pode emitir o primeiro título.