Palavrão de vereadora de Uberlândia contra festas culturais gera onda de protestos

Entidades do Congado, Movimento Negro e Irmandades Religiosas exigem respeito após fala polêmica sobre repasses federais; OAB protocola pedido de esclarecimentos

, em Uberlândia

O uso de um palavrão pela vereadora Janaína Guimarães na tribuna da Câmara de Uberlândia, durante a sessão de segunda-feira (7), para criticar o repasse de recursos federais a festas culturais como a do Congado, deflagrou um protesto nesta quinta-feira (10). Representantes do Movimento Negro Unificado, congadeiros, moçambiqueiros, marinheiros e irmandades religiosas se manifestaram na Casa Legislativa em repúdio à conduta da parlamentar.

Palavrão de vereadora
Vereadora Janaína Guimarães fala palavrão na tribuna e gera protestos de manifestantes – Crédito: Reprodução – TV Paranaíba

Na sessão anterior, a parlamentar, que é relatora da Comissão de Educação, Cultura e Ciência, manifestou-se contrária ao repasse com os seguintes termos:

“Muito me assusta o governo federal ter dinheiro para mandar pra cultura para fazer uma festa de cunho religioso, que a gente sabe que é isso que acontece, fala que é cultural. Cultural é o…..(sic).”

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A Câmara de Uberlândia, procurada pela TV Paranaíba, informou que não se pronunciará sobre o ocorrido. Contudo, comunicou que o presidente, Vereador Zezinho Mendonça, determinou a remoção do termo ofensivo da ata e dos anais da Câmara na referida sessão.

Durante o protesto,  o presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Denilson Nascimento pediu respeito da vereadora à história deles e da Irmandade que já tem mais de 100 anos, recebeu comendas locais, estaduais, e nacionais além de gerar mais de R$ 5 milhões de renda para o município. Ele também pediu, “o cumprimento das garantias constitucionais e respeito às tradições e história do povo negro que não chegou ontem para construir a nacionalidade brasileira”.

Ainda na manhã desta quinta-feira (10), a Subsecção Uberlândia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou ofício ao presidente da Câmara Municipal, no qual solicitou esclarecimentos sobre as declarações da vereadora.

Manifestantes protestam no Legislativo  – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

A TV Paranaíba entrou em contato nesta segunda-feira(10)  com a parlamentar que emitiu a seguinte nota:

“A vereadora Janaina Guimarães esclarece que sua fala na sessão da Câmara de Uberlândia, em 7 de abril, foi distorcida em vídeos nas redes sociais com o objetivo de atacar sua imagem e lamenta que o episódio tenha sido usado como palanque político. Agradece as manifestações de apoio, reafirma seu compromisso com o diálogo, a verdade e a defesa das liberdades religiosa, de expressão, econômica e política”.