Município mineiro restringe álcool em espaços públicos; infratores terão que participar de palestras

Esse tipo de lei não é comum, mas também não é novidade; outra cidade mineira avalia adotar medidas

, em Uberlândia

Uma lei recente endureceu as regras para o consumo e comércio de álcool em espaços públicos no pequeno município de Conselheiro Pena, no sudeste de Minas Gerais.

Desde a última semana, quem vender, consumir ou até portar bebidas alcoólicas nas praças da cidade pode ser notificado e obrigado a participar de palestras sobre conscientização quanto ao consumo de álcool.

A lei que proíbe álcool em espaços públicos foi promulgada no mês passado
A lei que proíbe álcool em espaços públicos foi promulgada no mês passado – Foto: Prefeitura de Conselheiro Pena/divulgação

Sem álcool em espaços públicos

A Lei Municipal 2.591 foi promulgada no dia 25 de março, última terça-feira do mês.

O artigo 1º cita que “fica expressamente proibido o comércio, o porte e o consumo de bebidas alcoólicas em todas as praças públicas do Município de Conselheiro Pena/MG”.

A única exceção são os eventos públicos e privados previamente comunicados e autorizados pelo poder público.

A fiscalização e o cumprimento da lei ficam a cargo dos órgãos municipais, que podem solicitar apoio da Polícia Militar (PM), se necessário.

Caso seja necessário, a PM poderá ser acionada pelo Município
Caso seja necessário, a PM poderá ser acionada pelo Município – Foto: Câmara Municipal de Conselheiro Pena

Caso alguém seja flagrado descumprindo as normas, a Prefeitura pode adotar as seguintes medidas:

  • Notificação imediata: a equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) advertirá e notificará o infrator;
  • Apreensão da bebida: em caso de recusa ao cumprimento da advertência, a equipe técnica do Creas requisitará o apoio da PM para proceder à apreensão da bebida alcoólica;
  • Encaminhamento ao CAPS: o infrator será notificado a comparecer ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em até cinco dias para participar de palestras e cursos de conscientização sobre os riscos e consequências do consumo excessivo de álcool, especialmente em locais públicos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Tendência a ser seguida?

A proibição álcool em espaços públicos não é comum, mas também não é novidade.

Em Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas Gerais, um projeto de lei (PL) foi enviado à Câmara Municipal no dia 18 de março.

O documento, de autoria do Executivo, impõe regras ainda mais rigorosas. “Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, praças, ruas, passeios públicos e demais logradouros situados na região central de Pouso Alegre e áreas adjacentes, exceto em eventos previamente autorizados pela Prefeitura Municipal e em espaços utilizados por estabelecimentos devidamente licenciados”, descreve o artigo 2º do PL.

Com a lei, as municípios esperam melhorar a segurança pública – Foto: Freepik

A justificativa para a lei é garantir a ordem pública, a segurança e o bem-estar da população.

O descumprimento poderá resultar na apreensão da bebida, suspensão do alvará do estabelecimento e pagamento de multa.

Comum em outros países

Em diversos estados e cidades dos Estados Unidos, é proibida a venda de bebidas alcoólicas em vias públicas. A Lei Seca entrou em vigor em 1920. No Canadá, também existe restrição ao consumo em espaços públicos.

Já em países como Espanha, Chile, Colômbia e Venezuela, há restrições parciais ao consumo e à venda de bebidas alcoólicas.