Muçulmano e democrata: quem é o novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani
Zohran Mamdani venceu a eleição da Prefeitura de Nova York na noite de terça-feira (4), prometendo reduzir o custo de vida da maior cidade dos Estados Unidos
O democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, foi eleito prefeito da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (4). Ele é o primeiro muçulmano a ocupar o cargo e o mais jovem desde 1892. Autodeclarado socialista, o político investiu em uma campanha voltada a reduzir o custo de vida na cidade.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a imprensa internacional, a votação teve uma participação recorde da população, com mais de 2 milhões de votantes, maior número desde 1969. Mamdani recebeu mais de 50% dos votos e um grande apoio do eleitorado jovem.
O democrata derrotou o independente Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa. O presidente Donald Trump se colocou contra Zohran Mamdani, ameaçando cortar verbas federais da cidade caso ele vencesse.
Quem é o novo prefeito de Nova York
Mamdani nasceu em Uganda, na África Oriental, e se mudou para Nova York com 7 anos. Ele é filho de uma cineasta indiana e de um professor ugandês. Se tornou oficialmente cidadão norte-americano em 2018, aos 27 anos.
Segundo o portal R7, o político concluiu o ensino médio em uma escola pública do Bronx, em Nova York. Em seguida, ele se mudou para o estado do Maine, onde se dedicou aos estudos africanos na universidade. Durante a graduação, chegou a criar um grupo de defesa da Palestina e viajou ao Egito para estudar árabe.
Foi em 2017 que ele entrou para a política, quando começou a trabalhar em campanhas eleitorais. Conhecido por discursos sobre desigualdade social e trabalhos com habitação e representatividade, ele foi eleito deputado estadual pelo distrito do Queens, como membro do Partido Democrata, em 2020.
Mamdani se casou com a artista síria Rama Duwaji, de 28 anos, neste ano. Ele assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2026, prometendo renovação e diálogo com a geração mais jovem.