Minha Casa Minha Vida: 384 apartamentos populares são anunciados em Uberlândia

O informe foi feito prefeito Paulo Sérgio nesta sexta-feira e unidades habitacionais fazem parte do anúncio feito ainda em 2023 de unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa Minha Vida

, em Uberlândia

Foram anunciados 384 apartamentos a serem construídos em Uberlândia por meio do programa Minha Casa Minha Vida. As unidades fazem parte do anúncio feito ainda em 2023, o que dá novo fôlego para os projetos. Em fevereiro, o prefeito Paulo Sérgio (PP) havia informado que as construtoras haviam desistido de seguir com as obras por conta de diferença de valores.

De acordo com o anúncio feito nesta sexta-feira (7), as unidades serão divididas em duas plantas de 192 apartamentos no bairro Jardim Ipanema, zona leste de Uberlândia.

As habitações serão direcionadas para a Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, o que atenderá famílias com renda mensal de até R$ 2.640. Os contratos do Município com a Caixa já foram assinados.

Com análise dos contratos nos próximos por meio da Caixa, a execução poderá ser imediata, com previsão de entrega das moradias em até dois anos após o início dos trabalhos.

Imóveis do Minha Casa, Minha Vida podem ser anunciados em breve
Os apartamentos serão construídos no bairro Ipanema – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Renegociação

Em publicação feita em redes sociais, Paulo Sérgio informou que as unidades sairão por conta de reajustes conseguidos por uma construtora da cidade que havia assinado com o Governo Federal há dois anos para entrada no programa habitacional federal.

“Isso é fruto do PAC anunciado no Minha Casa Minha Vida de 2023. Foram anunciados na época 1.364 apartamentos. (As construtoras) tinham desistido. A empresa HLTS conseguiu reajustes dos valores pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e conseguimos aqui, então, 384 apartamentos”, explicou Paulo Sérgio em vídeo divulgado em redes sociais.

No mês passado, na abertura oficial dos trabalhos do poder Legislativo em 2025, o prefeito esteve com o secretariado na Câmara de Uberlândia. Durante a votação de projetos de Lei na área da habitação para agilizar a criação de moradias na cidade ele informou das desistências das construtoras por conta da diferença dos valores que poderiam ser pagos pelo Minha Casa Minha Vida.

As demais construtoras não conseguirão refazer os contratos antigos por conta de desistência ainda em outubro de 2024 e os outros 980 apartamentos não têm qualquer previsão de saírem do papel.

Projetos de habitação

Um pacote com 4 projetos na área da habitação foi aprovado na primeira sessão ordinária de 2025 na Câmara Municipal de Uberlândia, em 2025. O obejtivo desses projetos é agilizar a criação de novas moradias na cidade. Não se trata de um programa habitacional municipal, mas medidas para atração de projetos do tipo.

Entre elas estão a redução 200m2 para 160m2 o tamanho mínimo dos terrenos de novos loteamentos e a criação de um subsídio de R$ 10 mil, que sairão do orçamento municipal, para a compra da casa própria.

A ideia é sejam construídas 10 mil moradias em 4 anos.