Manifestantes protestam contra PEC da Blindagem em Uberlândia e Uberaba
Manifestantes protestam contra projeto que aumenta proteção a parlamentares e contra proposta de anistia a condenados pelo 8 de Janeiro
-
Neste domingo (21), manifestantes se reuniram em Uberlândia e Uberaba para protestarem contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. Em Uberlândia, o ato teve concentração na avenida José Fonseca e Silva, no bairro Luizote de Freitas, e percorreu a feira livre da região, com apitos e instrumentos musicais para chamar atenção da comunidade. O protesto foi pacífico, mas deixou como mensagem a insatisfação com parlamentares que votaram a favor da proposta.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Em Uberaba, o protesto aconteceu na Feira da Abadia, na avenida Prudente de Morais, organizado pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba. Participantes destacaram que medidas dificultam a investigação e punição de parlamentares e criticaram o potencial projeto de anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado desde 2022.
A mobilização de domingo ocorreu em pelo menos 30 cidades e 22 capitais, reunindo integrantes da base do governo, centrais sindicais e movimentos populares, que criticam as medidas como “PEC da Bandidagem”.
Veja imagens do momento da manifestação em Uberlândia:
PEC da Blindagem e projeto de anistia
A PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados e agora enviada ao Senado, amplia a proteção judicial de parlamentares, determinando que a abertura de processos criminais dependa de autorização prévia da maioria absoluta de deputados ou senadores, com prazo de 90 dias para a decisão.
Leia Mais
Paralelamente, o projeto de anistia, aprovado em regime de urgência, prevê a suspensão das penas de condenados por atos golpistas e pode ser votado diretamente no Plenário da Câmara, sem passar pelas comissões.