Lula convida líderes do Brics para COP30 em Belém durante cúpula virtual

Presidente reuniu cúpula virtual com líderes do Brics para falar sobre tarifaço de Trump, COP30 em Belém e cenário internacional

, em Uberlândia

-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os líderes dos países do Brics, nesta segunda-feira (8), para discutir sobre o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além da tarifa, Lula reforçou o convite aos líderes para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, no mês de novembro.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Lula fala sobre COP30 em Belém durante reunião com a Brics
Lula falou sobre COP30 em Belém – Créditos: Joédson Alves/Agência Brasil

Lula fala sobre COP30 em Belém

“O impacto do unilateralismo também é grave na esfera ambiental. Os países em desenvolvimento são os mais impactados pela mudança do clima. A COP30, em Belém, será o momento da verdade e da ciência. Além de trabalhar pela descarbonização planejada da economia global, podemos utilizar os combustíveis fósseis para financiar a transição ecológica. Precisamos de uma governança climática mais forte, capaz de exercer supervisão efetiva”, disse Lula em discurso.

O presidente brasileiro também sugeriu a criação de um Conselho de Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Lula, o conselho funcionaria para articular diferentes atores, processos e mecanismos que hoje “se encontram fragmentados”.

×

Leia Mais

Tarifaço Trump

A cúpula virtual desta segunda-feira (8), organizada por Lula, teve como objetivo coordenar estratégias centradas no multilateralismo, em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar as tarifas de parceiros comerciais.

Em seu discurso, Lula citou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics, na diversificação das bases econômicas e as complementariedades entre os países. Segundo o presidente brasileiro, juntos, os países do Brics representam 40% do PIB global, 26% do comércio internacional e quase 50% da população mundial.

VEJA MAIS! COP30 em Belém: entenda o que é a COP e qual a sua importância

“A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões doméstica. Sanções secundárias restringem nossa liberdade de fortalecer o comércio com países amigos. Dividir para conquistar é a estratégia do unilateralismo”, afirmou Lula.

O presidente também falou sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), citando que os países do Brics devem se unir para a 14ª Conferência Ministerial da OMC em 2026, que acontecerá em Camarões. A reunião foi privada e o discurso de Lula foi divulgado pelo Palácio do Planalto.

O Brics

Criado em 2009, o Brics é atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Segundo o Planalto, participaram da cúpula virtual os líderes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia, África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e do vice-ministro das Relações Exteriores da Etiópia.

Em 2025, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, sob o tema central “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.