Lula conversa com Trump e pede fim de sobretaxas sobre produtos brasileiros

Em ligação de 30 minutos, Lula afirmou ter “boa química” com Trump, pediu retirada de tarifas de 40% e sugeriu novo encontro durante a cúpula da Asean, na Malásia

, em Uberlândia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta segunda-feira (6) que conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante cerca de 30 minutos. A conversa, segundo Lula, foi marcada por um clima amistoso e abriu espaço para a retomada de um diálogo direto entre os dois países, em meio à disputa comercial que impôs sobretaxas de até 40% sobre produtos brasileiros.

Em publicação feita nas redes sociais, Lula afirmou.“Recebi, nesta manhã (6/10), telefonema do presidente Trump. Conversamos por 30 minutos e relembramos a boa química que tivemos no encontro em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.”

O presidente destacou a importância do contato direto como forma de restaurar as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. “Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.”

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Lula conversa com Trump por telefone; Imagem que representa ambos os presidentes.
Lula e Trump conversaram por cerca de 30 minutos – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Lula conversa com Trump e pede fim de tarifas comerciais

Durante a ligação, Lula disse ter ressaltado o impacto das medidas comerciais impostas por Washington e pediu que Trump retire as sobretaxas aplicadas a produtos nacionais. “No telefonema, recordei que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitei ao presidente Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.”

Segundo o presidente, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. “O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.”

Encontro presencial e convite para a COP30

Lula ainda afirmou que ambos concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. O brasileiro sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e aproveitou para reiterar o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA). “Nós concordamos em nos encontrar pessoalmente em breve. Sugeri a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterei o convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e também me dispus a viajar aos Estados Unidos.”

×

Leia Mais

Relação direta entre os dois presidentes

O presidente finalizou a nota dizendo que os dois trocaram telefones para manter uma via direta de diálogo. A conversa contou com a presença de assessores e ministros próximos do governo. “Eu e o presidente Trump trocamos telefones para estabelecermos uma via direta de comunicação. Estavam comigo na conversa meu vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.”

Veja a nota oficial do presidente Lula;