Grande Colar da Inconfidência é concedido a Hugo Motta; confira como foi cerimônia
Presidente da Câmara dos Deputados recebe a maior honraria do Estado, durante a cerimônia de Medalha da Inconfidência, realizada em Ouro Preto
-
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), em Ouro Preto, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência — honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
Em 2025, são 171 agraciados em quatro categorias: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
A tradicional celebração ocorre sempre no dia 21 de abril, em homenagem a Tiradentes e aos heróis da Inconfidência Mineira. O principal homenageado, com o Grande Colar, foi o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
“É uma satisfação e uma grande alegria receber o Grande Colar da Medalha da Inconfidência. Esta é a grande honra mineira e, por que não dizer, brasileira — aqui em Ouro Preto, quando o Brasil era apenas uma ideia, um grupo de brasileiros ousou sonhar com um país livre”, disse em discurso.
Nos dois últimos anos, a honraria de grau máximo foi concedida aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (2024) e Michel Temer (2023).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Motta, reconhecido pela forte atuação nos bastidores do parlamento e na política, foi o deputado mais jovem a ser eleito para comandar a Casa do Legislativo federal no ano passado, aos 34 anos. O agraciado também já havia sido o mais jovem deputado federal do Brasil eleito.
Além disso, o deputado participou como orador oficial, a convite do governador Romeu Zema (Novo), que presidiu a cerimônia.
Além das homenagens ao presidente da Câmara dos Deputados, Motta estendeu homenagens ao vice-governador Mateus Simões e fez elogios à sua equipe de secretários e ex-secretários, chefes e ex-chefes de órgãos.

Apesar da tradicional celebração, o momento foi marcado por algo singular, diferente das edições anteriores — o Hino Nacional e as músicas previstas para a abertura da solenidade não aconteceram, em respeito à morte do Papa Francisco, comunicada pelo Vaticano nesta manhã.
“O Papa Francisco foi mais que um líder religioso, foi um símbolo de esperança, simplicidade e justiça social para milhões de pessoas. Seu legado permanecerá vivo na memória dos que acreditam em um mundo mais fraterno e solidário. Que Deus o receba em paz e que suas palavras sigam ecoando”, disse.
Leia Mais
Tradição e cronograma
A solenidade aconteceu em dois momentos distintos em Ouro Preto. A primeira parte é a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros. É realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.
Depois disso, é a vez do ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Confira a lista lista oficial conforme edição extra publicada no Diário Oficial do Estado em 21/4/2025)
A programação da Inconfidência em Ouro Preto inclui uma cerimônia oficial nesta segunda-feira (21/4) e ações culturais, como a exposição “Minas Para Sempre” e a ocupação artística “Passa na praça que a arte te abraça!”.
Na terça-feira (22/4), o projeto “Territórios da Inconfidência” oferece um roteiro interativo pelos locais históricos do movimento. Na quarta-feira (23/4), as escolas participam com oficinas e contação de histórias, e à noite, o “Sarau da Inconfidência: Heroínas” homenageia mulheres importantes da história.
A programação vai até domingo (27/4), com feira gastronômica, oficinas criativas e a Resenha Cultural da Inconfidência, finalizando com o espetáculo “Conexão Marília”
Assista à solenidade completa: