Entenda o processo: Prefeita de Ituiutaba denuncia Janones por perseguição e intimidação
No processo Leandra Guedes revela que relatou à justiça um histórico de intimidações e chantagens por parte do parlamentar
-
A Justiça de Minas Gerais concedeu medidas protetivas à prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, após ela denunciar ameaças e perseguições por parte do deputado federal André Janones. A decisão, baseada na Lei Maria da Penha, atendeu ao pedido da prefeita, que relatou à justiça um histórico de intimidações e chantagens por parte do parlamentar, com quem manteve uma união estável entre 2014 e 2018.

Segundo a denúncia, um dos episódios mais graves teria ocorrido em dezembro de 2024, quando Janones exigiu a demissão da procuradora-geral de Ituiutaba Anna Neves Oliveira após um desentendimento com a irmã dele. Diante da recusa da prefeita, o deputado teria tentado intimidá-la com a ameaça de divulgar fotos íntimas como forma de vingança. Uma das imagens teria sido enviada ao secretário de saúde do município, Conrado Henrique Pereira, com a alegação de que seria apenas um “aperitivo” de outras divulgações de conteúdo íntimo da prefeita, gravados durante o relacionamento dos dois.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Ao analisar o caso, o juiz Paulo Fernando Naves de Resende, da vara de plantão de Monte Alegre de Minas, onde corre o processo, considerou que a denúncia de Leandra Guedes “descortina um possível quadro de violência psicológica e moral”.
A decisão judicial proíbe André Janones de entrar em contato com a prefeita e seus familiares, de se aproximar deles ou de testemunhas, de frequentar os mesmos espaços que Leandra e de divulgar quaisquer fotos, vídeos ou postagens sobre ela, sob pena de detenção em caso de descumprimento.
Em nota a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, disse, “que acionou a justiça contra o deputado federal André Janones com base na Lei Maria da Penha. O caso tramita sob segredo de justiça, e quaisquer informações adicionais só poderão ser divulgadas mediante autorização judicial.”
Leia Mais
A procuradora Anna Neves disse que não vai se pronunciar. A reportagem da TV Paranaíba também solicitou nota ao deputado André Janones e ao secretário de saúde de ituiutaba, mas não obteve posicionamento até a publicação desta reportagem.