Troca de acusações e embates marcam debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberlândia
Saúde e educação foram os principais temas do debate da TV Paranaíba, mas os candidatos não pouparam críticas pessoais
-
Os candidatos à Prefeitura de Uberlândia, Dandara (PT), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PP) participaram de um debate ao vivo transmitido por todas as plataformas do Grupo Paranaíba na noite deste sábado (28).
Com mediação do jornalista e apresentador Danilo Caixeta, o debate ofereceu aos eleitores a oportunidade de conhecer as propostas e posicionamentos dos principais concorrentes ao cargo de chefe do Executivo municipal para os próximos quatro anos.
Debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberlândia
O debate iniciou às 20h40 e finalizou às 23h08 na sede da TV Paranaíba. Durante três blocos de confronto direto, os candidatos discutiram temas livres e pré-definidos, tendo a oportunidade de conquistar ou fidelizar o eleitorado a uma semana das Eleições 2024.
A discussão seguiu um formato dinâmico, com perguntas e respostas de confronto direto entre os três candidatos. A participação de todos os representantes foi marcada por momentos de embates intensos e por exposições de propostas que buscam solucionar problemas críticos como saúde, educação, segurança pública e transporte.
Minuto a minuto: acompanhe o debate com os candidatos de Uberlândia

Primeiro bloco
No primeiro bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberlândia, o foco foi perguntas diretas entre os candidatos. Leonídio iniciou questionando Paulo Sérgio sobre saúde, o que rapidamente gerou troca de acusações sobre improbidade administrativa.
“O senhor vai ser julgado pelo TSE, provavelmente os votos do senhor podem nem ser contados nessa eleição. O senhor está condenado em três instâncias, o senhor não tem como negar isso”, alegou Paulo Sérgio.
Leonídio respondeu que Paulo Sérgio estava mentindo, pois o Judiciário havia reconhecido o erro e uma nova decisão sairia. Ele ainda assegurou ao eleitor que pode escolher sua candidatura no dia 6 de outubro, pois ela é legítima.

Retomado o tema da primeira rodada de perguntas, Leonídio pontuou os feitos à área durante os mandatos como deputado estadual e criticou Paulo Sérgio. “Nós trouxemos metade dos recursos para a construção do Hospital Municipal, que vocês se gabam de ter feito, e o senhor nem era vice-prefeito. Trouxemos equipamentos, recursos, e foi um modelo para o Brasil”, disse.
Em seguida, Paulo Sérgio confrontou Dandara sobre educação, mencionando a gestão anterior do PT, enquanto Dandara elencou conquistas em sua resposta.
As críticas durante o debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberlândia continuaram, com Paulo Sérgio e Dandara trocando acusações sobre processos judiciais e a gestão dos recursos educacionais.
Segundo bloco
O segundo bloco teve perguntas sorteadas com temas como saúde, segurança pública e educação. Paulo Sérgio e Leonídio começaram fugindo do tema, focando em acusações mútuas. Dandara trouxe à tona propostas para segurança e proteção às mulheres, além de confrontar sobre o não pagamento do rateio do Fundeb e reajustes salariais dos servidores com Paulo Sérgio.
Paulo Sérgio, por sua vez, alfinetou Dandara insinuando que a gestão anterior do PT não pagou os servidores e deixou a cidade sem recursos.
No decorrer do confronto direto, Dandara criticou Leonídio por não ter trazido recursos para a saúde enquanto deputado estadual, afirmando que ela, ao contrário, conseguiu ampliar o número de médicos na rede pública. Os dois trocaram críticas sobre experiência política e ações em prol da saúde.
Em seguida, Leonídio perguntou a Paulo Sérgio se suas empresas haviam se envolvido em esquemas criminosos, o que Paulo Sérgio negou, explicando que o processo citado foi arquivado. Leonídio o acusou de fazer acordo com o Ministério Público para evitar um processo criminal.
Os dois continuaram a se acusar, com Leonídio insinuando que Paulo Sérgio utiliza servidores públicos na campanha, enquanto Paulo Sérgio acusou Leonídio de beneficiar parentes com indicações a cargos públicos.
📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Terceiro bloco
No bloco final, houve mais confrontos diretos, com temas livres e sorteados. Paulo Sérgio e Dandara continuaram discutindo sobre as UAIs e o funcionamento da saúde pública. Acusações sobre esquemas criminosos, irregularidades no transporte público e a viabilidade de propostas como o VLT geraram discussões acaloradas entre os três.
Além disso, o atual vice-prefeito voltou a alfinetar a deputada federal por ter como assessor em sua campanha um ex-secretário de Gilmar Machado, insinuando que ela seguiria os mesmos passos da gestão anterior.
“Eu tenho um grupo muito forte e experiente, diferente do grupo que você está regimentando, que só quer poder e manter as coisas nas mãos das mesmas pessoas. Vocês preferem fazer pequenos comitês, decidir quem manda mais ou menos, um grupinho de 10 pessoas que define até qual rua será mão única ou contramão na cidade”, rebateu a candidata.
Dandara perguntou a Paulo Sérgio sobre a preparação da cidade para a chuva deste sábado que voltou a alagar a avenida Rondon Pacheco. Ele respondeu que as ações já realizadas pelo atual governo reduziram os danos e criticou Dandara por não apresentar soluções efetivas para a principal avenida da cidade.
Considerações finais
O final do debate entre os candidatos à Prefeitura de Uberlândia foi marcado pelas considerações finais dos concorrentes. Cada um teve um minuto para falar com seus eleitores e a ordem foi definida em sorteio prévio ao confronto.
Veja o que disse cada candidato: