De volta a Uberlândia: vice-prefeito Pelizer desembarca após dias em Israel durante conflito

Pelizer fazia parte da comitiva brasileira em missão institucional, que foi surpreendida pela escalada do conflito na região

, em Uberlândia

-

O vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, confirmou ao Paranaíba Mais neste domingo (22) que já voltou à cidade, tendo chegado neste sábado (21).

Pelizer fazia parte da comitiva de gestores brasileiros que estava em Israel a convite do governo israelense para uma missão institucional, no entanto, durante a estadia ocorreu a escalada do conflito no Oriente Médio.

Após a recomendação das autoridades israelenses, ele permaneceu alguns dias no país antes de ser transferido para a Jordânia, de onde embarcou de volta ao Brasil em um voo comercial.

O grupo deixou o Oriente Médio na sexta (20) e chegou em São Paulo, no Brasil no sábado (21), onde cada integrante seguiu para seu destino.

Por meio das redes sociais, o vice-prefeito vincula um comunicado em reposta a imagens de notícias sobre sua viagem, com uma mensagem de “aguarde”.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Vanderlei Pelizer, vice-prefeito de Uberlândia
Pelizer desembarcou em Uberlândia neste sábado (21), após deixar a Jordânia rumo ao Brasil — Crédito: Redes Sociais/ Reprodução

Pelizer em Israel

O vice‑prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, junto a outros gestores municipais brasileiros participavam de uma feira de tecnologia e segurança em Israel quando foram surpreendidas pelo início do conflito entre o país e o Irã.

Alguns dos gestores conseguiram deixar o país após as primeiras tensões, no entanto, Pelizer teria optado em ficar em Israel, sem data definida ainda para retorno.

Pelizer explicou durante uma entrevista que seguiu orientações das autoridades israelenses, que recomendaram aguardar no país onde já havia estrutura de abrigo e comunicação, evitando trajetos terrestres perigosos por território de facções radicais como Hamas ou Hezbollah.

VEJA TAMBÉM: Influenciador de Uberlândia, Murilo Lorran, fica preso em Israel por causa da guerra com o Irã

Resgates

Parte dos gestores municipais brasileiros, formado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, que estavam em Israel, optaram por deixar Tel Aviv e atravessar a fronteira para Jordânia e Arábia Saudita, no último domingo (15).

Já na manhã de terça-feira (17), o grupo teria deixado o país rumo ao Brasil, por meio de uma aeronave particular, fretada por outros brasileiros no apoio ao resgate.

Na quarta-feira (18), pela manhã, o grupo chegou em segurança, tendo sendo resgatado com sucesso.

A outra parte da comitiva brasileira de gestores, do qual estava incluso Pelizer, ainda estaria no Oriente Médio durante esses dias, enquanto seguia as recomendações do governo de Israel. Mas deixaram o país sentido a Jordânia também na quarta-feira (18).

×

Leia Mais

Prefeito de BH em meio a uma comitiva de autoridades brasileiras em Israel
Parte das autoridades brasileiras retornou antes para o Brasil – Crédito: Reprodução/Redes sociais

Ausência em Uberlândia foi sentida

Segundo o colunista Danilo Caixeta, o vereador Igino Marcos do PT protocolou na última terça-feira (17) um pedido de cassação do vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer.

Para o parlamentar, Pelizer teria cometido infrações político-administrativas que são passíveis de cassação do mandato. A denúncia apresentada aponta que o vice-prefeito se recusou a retornar ao Brasil e dispensou o resgate.

O vereador denunciante, que também é advogado, fundamenta o pedido em uma lei federal e na Lei Orgânica do Município que proíbe que o prefeito deixe a cidade por mais de 15 dias sem autorização da Câmara Municipal.