Chuvas: Oito cidades mineiras recebem reconhecimento federal de situação de emergência

Com isso, as prefeituras estão poderão a solicitar recursos do Governo Federal para ações de Defesa Civil para combate aos efeitos das chuvas

, em Uberlândia

-

Oito cidades mineiras castigadas pelas fortes chuvas obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência. Com a medida, as prefeituras estão poderão a solicitar recursos do Governo Federal para ações de Defesa Civil.

Estão na lista os municípios de Açucena, Belo Oriente, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Itabirinha, Itambacuri, Laranjal e Recreio, que, assim, estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. O próximo passo é a elaboração e aprovação dos planos de trabalho.

chuvas em Minas Gerais
Dom Silvério e mais sete cidades devem elaborar plano de trabalho – Créditos: Agência Brasil

O reconhecimento da situação de emergência veio com publicação em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), de sexta-feira (17), feita pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional

Técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão em Minas Gerais e têm visitado locais destruídos pelo desastre para ajudarem no levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho e, consequentemente, na liberação dos recursos.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

LEIA MAIS

Mortos

Já chega a 26 o total de óbitos registrados em Minas Gerais desde o início do atual período de chuvas, no fim de setembro do ano passado. No mesmo período, ao menos 63 cidades mineiras decretaram situação de emergência ou de calamidade pública.

As consequências das chuvas e ventanias, como enchentes, transbordamentos, deslizamentos e outros, já desalojaram pelo menos 3.270 pessoas que tiveram de buscar abrigo temporário na casa de parentes, amigos ou vizinhos ou em pousadas e hotéis. Outras 354 pessoas que não tinham para onde ir precisaram ser alojadas em abrigos públicos ou de entidades religiosas ou assistenciais.