Câmara aprova orçamento de R$ 5,3 bilhões para 2026 e revisa Plano Diretor de Uberlândia

Projetos estratégicos para o desenvolvimento urbano e o planejamento financeiro do município foram votados em reunião extraordinária nesta quarta-feira (9)

, em Uberlândia

A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou o Plano Diretor e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, nesta quarta-feira (9). O orçamento previsto para o próximo ano é de R$ 5,34 bilhões, um aumento de 12,66% em relação ao valor aprovado para 2025 (que foi de 4,7 bilhões).

Votação do Plano Diretor e da LDO aconteceu durante a primeira reunião extraordinária de julho na Câmara Municipal de Uberlândia – Crédito: CMU/Divulgação

Plano Diretor

O Projeto de Lei Complementar Nº 18/2025, que revisa o Plano Diretor da cidade, foi aprovado por 25 votos favoráveis, com uma ausência. O texto revoga a antiga Lei Complementar Nº 432, de 2006, e estabelece novas diretrizes para o desenvolvimento urbano e ambiental de Uberlândia.

O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano, funcionando como referência legal para organizar o uso do solo, orientar o crescimento da cidade, as políticas de habitação, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura. Ele também define como o poder público e a iniciativa privada devem atuar no território municipal.

Na primeira votação, o projeto havia recebido 26 votos favoráveis, sem emendas.

×

Leia Mais

LDO 2026: metas para o orçamento do próximo ano

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária Nº 359/2025, que define a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O texto recebeu 25 votos favoráveis, com uma ausência.

A LDO serve como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), determinando metas fiscais, critérios de limitação de gastos, mudanças na legislação tributária, projeções para a dívida pública e estimativas atuariais do regime previdenciário do município. É um instrumento que garante o equilíbrio entre receitas e despesas públicas.