Araxá faz balanço de 100 dias e mostra novos projetos para futuro

Prefeitura destaca melhorias no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e abertura das AMEs Norte e Leste

, em Uberlândia

-

No balanço dos 100 dias de governo em Araxá, moradores apontam problemas na área da saúde em Araxá e a gestão afirma que tem tomado providências para solucioná-los. A prefeitura também destacou iniciativas em andamento nas áreas de ação social, educação, saúde e obras.

Balanço de 100 dias
Balanço de 100 dias em Araxá aponta desafios na Saúde e melhorias na Educação, Ação Social e Infraestrutura – Crédito: Reprodução Prefeitura de Araxá

Na área de saúde, o secretário de governo, Rick Paranhos, destacou melhorias no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e abertura das AMEs Norte e Leste. Projetos futuros incluem a construção de uma policlínica especializada e o início da edificação de um hospital, com a doação do terreno já formalizada junto à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). “O segundo passo é o levantamento dos recursos para a construção do hospital. Essa é a parte estrutural para esses próximos quatro anos.”

Sobre as reclamações pontuais de atendimento e exames, Paranhos esclareceu que a UPA é destinada a urgências e emergências, enquanto casos de acompanhamento devem ser direcionados às unidades básicas de saúde. Para otimizar o fluxo, uma campanha educativa está prevista. Em relação aos exames, a demora relatada está ligada à renovação do processo licitatório, mas o laboratório municipal segue realizando procedimentos.

O cabista Reginaldo Paulo disse que acompanhou a irmã internada da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) e encontrou irregularidades. “O prédio está em decadência, muita coisa irregular, a cirurgia está escassa, falta vários exames. Com a chegada do novo secretário, já deu uma mudada. Colocou umas cadeiras novas no ambiente, mas precisa melhorar muito ainda”.

Educação, Ação Social e Obras

Na área de Educação, o secretário de governo apontou iniciativas como: reconhecimento prévio com o selo ouro do Ministério da Educação por atingir 100% das metas; Criação do Caeizinho, centro especializado para crianças com dificuldades de aprendizado; Busca pela sede do CAEI (Centro de Atendimento à Educação Inclusiva); segunda etapa da reforma de escolas municipais em andamento e entrega de kits de uniforme e material escolar.

Já na Ação Social, Rick Paranhos apontou o levantamento do déficit habitacional para baixa e média renda, e com isso o lançamento de 160 apartamentos para a antiga faixa 2 do Minha Casa Minha Vida; credenciamento em andamento para 250 casas do Minha Casa Minha Vida Faixa 1; processo finalizado para licitação da construção do CRAM (Centro de Referência de Atenção à Mulher) e início em breve para as obras de reforma do espaço Centro Dia, para receber idosos.

Em relação à infraestrutura e obras o secretário de governo apontou que já iniciou a manutenção de estradas rurais com previsão de conclusão até julho. A Recuperação asfáltica de vias urbanas mais antigas que será feita com recursos de convênio federal, cerca de R$ 13 milhões. Continuidade da operação tapa-buracos, das vias que exigem uma manutenção periódica. Além do Projeto de canalização do Córrego Grande reapresentado no PAC com previsão de deliberação até o dia 15 de abril.