André Janones propõe que deputados trabalhem em escala 6×1
Proposta visa colocar deputados em regime de seis dias de trabalho com uma folga, semelhante ao exigido em muitos setores da população
-
O deputado federal André Janones (Avante) gerou polêmica nesta quarta-feira (13) ao propor uma resolução para que os parlamentares da Câmara dos Deputados trabalhem em regime de escala 6×1.
A proposta veio após a repercussão na Casa pela PEC que visa acabar com a escala 6×1 nos contratos de trabalho no Brasil, tema que divide opiniões entre os deputados.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Em uma publicação nas redes sociais, Janones afirmou:
“Acabei de protocolar a BOMBA: proposta de resolução para colocar os deputados para ralar no 6×1. Quem não assinou a PEC 6×1 porque acha que o povo tem que trabalhar igual a um condenado, agora vai ter que assinar essa para trabalhar 6×1 também, para dar o exemplo”.
O deputado ainda frisou que muitos parlamentares trabalham apenas dois dias por semana, o que ele chamou de “escala 2×5” — dois dias de trabalho e cinco de folga. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Ainda nesta quarta-feira (13), o deputado publicou em suas redes sociais uma enquete questionando se as pessoas apoiavam a escala 6×1 para os parlamentares.

Veja mais:
- Deputados da região se posicionam sobre o fim da escala 6×1
- PEC para fim da escala 6×1 causa discussões e especialistas opinam
A PEC sobre a escala 6×1 ganhou o povo brasileiro
A proposta de Janones surge após a deputada Erika Hilton (PSOL) conseguir apoio de mais de 190 deputados para protocolar a PEC que visa eliminar a obrigatoriedade do regime 6×1.
Se aprovada, essa medida pode reduzir a carga de trabalho dos brasileiros, permitindo mais dias de folga e condições de trabalho mais equilibradas.
Com essa nova proposta, Janones procura levantar o debate sobre a diferença entre a jornada exigida do cidadão comum e a praticada pelos deputados federais.
A intenção do parlamentar é aumentar a pressão sobre os colegas para que reflitam sobre as condições laborais do trabalhador comum, trazendo a escala 6×1 para o próprio ambiente legislativo.
A iniciativa de Janones divide opiniões e está a chamar a atenção pública, reacendendo discussões sobre a jornada de trabalho e o papel dos legisladores no exemplo dado à população.