Mulher intoxicada após comer falsa couve morre em Patrocínio
Vítima de 37 anos estava internada desde a última quarta-feira (8), quando ingeriu o alimento durante almoço; dois homens, de 64 e 60, seguem hospitalizados
-
A mulher de 37 anos intoxicada após comer a falsa couve, morreu às 18h20 desta segunda-feira (13), em Patrocínio, no Hospital Santa Casa. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Município. A vítima, que ficou internada desde a última quarta-feira (8), estava em estado grave e apresentou lesão cerebral. Outras duas pessoas, um homem de 64 anos e outro de 60, permanecem hospitalizados segundo o último boletim divulgado pela pasta. Um quarto idoso, de 67 anos, ficou em observação na UPA da cidade mas recebeu alta médica na última quinta-feira (9).
A mulher de 37 anos era esposa do homem, 60, que segue hospitalizado. Os idosos de 64 e 67 anos, moravam com o casal e trabalhavam na fazenda como caseiros.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o boletim médico, o homem de 64 anos mantém confusão mental, mas apresenta função renal preservada e previsão de alta nos próximos dias. Já o homem de 60 anos, permanece em ventilação mecânica, estável, mantendo pressão adequada.
O caso de intoxicação ocorreu na última quarta-feira (8), após um almoço na fazenda em que moravam, na zona rural de Patrocínio, às margens da BR-365. O vegetal, identificado como Nicotiana glauca, foi colhido no próprio quintal e servido refogado.
Leia Mais
Como aconteceu a intoxicação
Segundo o sargento Pedro Mateus Nogueira, do Corpo de Bombeiros, as vítimas, três homens e uma mulher, prepararam o almoço com as folhas colhidas na horta, refogadas com tempero. Uma criança de um ano e seis meses também estava na residência, mas não chegou a ingerir a planta.
Logo após a refeição, os adultos começaram a passar mal e acionaram o serviço de emergência. “Quando chegamos, eles ainda estavam conscientes, mas o quadro da mulher se agravou muito rápido. Ela perdeu a consciência e entrou em parada cardíaca”, relatou o sargento que atendeu a ocorrência.
Os bombeiros realizaram manobras de reanimação e levou a vítima ao Pronto-Socorro de Patrocínio, onde a parada foi revertida. Outras equipes do Samu também foram mobilizadas e socorreram os demais familiares, que chegaram a ter paradas cardíacas, mas foram estabilizados.

Nicotiana glauca
A Nicotiana glauca é uma planta originária da América do Sul e pertence à mesma família do tabaco. Por crescer facilmente em áreas rurais, beiras de estrada e quintais, é comum ser confundida com hortaliças. Apesar da aparência semelhante à couve, a ingestão de suas folhas pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.
A Secretaria de Saúde de Patrocínio reforçou o alerta para que moradores evitem consumir plantas sem identificação segura, especialmente aquelas coletadas fora de áreas cultivadas.