Morre José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Figura central da política uruguaia, Mujica estava em cuidados paliativos por complicações causadas por um câncer no esôfago
-
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu. O político, reconhecido como um grande ícone progressista, enfrentava um câncer no esôfago diagnosticado no ano passado.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A morte foi confirmada pelo presidente uruguaio Yamandú Orsi (Frente Ampla), que prestou homenagem ao colega de partido nas redes sociais. Mujica havia se afastado da vida pública nos últimos meses, após agravamento do quadro clínico.
O ex-presidente vinha lidando com problemas de saúde desde 2024, quando anunciou publicamente o diagnóstico da doença. Com histórico de imunossupressão causado por uma condição rara – a Síndrome de Churg-Strauss – Mujica passou por sessões de radioterapia e chegou a ser hospitalizado por dificuldades digestivas. No segundo semestre daquele ano, precisou de uma gastrostomia para continuar se alimentando.
Leia Mais
Nos últimos dias, a família informou que o ex-mandatário estava sob cuidados paliativos. A informação foi confirmada por sua esposa, a ex-senadora Lucía Topolansky, com quem Mujica dividiu a vida política e pessoal por mais de meio século.
O velório será realizado em Montevidéu, com cerimônia de Estado; Mujica não deixa filhos.