Morre Brian Wilson, vocalista e cofundador dos Beach Boys, aos 82 anos

Gênio musical por trás de sucessos como “Good Vibrations” e “I Get Around”; Brian Wilson havia sido diagnosticado com demência e deixou sete filhos

, em Uberlândia

Brian Wilson, cantor e cofundador da famosa banda The Beach Boys, morreu nesta quarta-feira (11), aos 82 anos. A notícia foi divulgada pela família em uma postagem no Instagram, acompanhada de uma foto do músico.

“É com o coração partido que anunciamos que nosso amado pai, Brian Wilson, faleceu. Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem nossa privacidade enquanto vivemos este luto. Sabemos que estamos compartilhando essa dor com o mundo. Amor e misericórdia”, diz o comunicado.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Brian Wilson foi cofundador da banda conhecida mundialmente, The Beach Boys
Ao lado dos irmãos, Brian Wilson fundou a banda The Beach Boys – Crédito: Instagram/ Reprodução

Quem foi Brian Wilson?

Nascido em 1942 na Califórnia (EUA), Wilson demonstrou talento musical desde a infância. De acordo com as biografias Inside the Music of Brian Wilson: The Songs, Sounds, and Influences of the Beach Boys’ Founding Genius e Wouldn’t It Be Nice: Brian Wilson and the Making of the Beach Boys’ Pet Sounds, ele já apresentava habilidades notáveis de afinação e sensibilidade melódica desde cedo.

×

Leia Mais

Wilson foi compositor e um dos vocalistas principais dos Beach Boys, banda que se destacou no cenário do rock nos anos 1960.

Aos 19 anos, formou o grupo ao lado dos irmãos Dennis e Carl Wilson, do primo Mike Love e do amigo Al Jardine. Inicialmente chamada de The Pendletones, a banda logo se tornou uma das mais influentes da história do rock.

Entre os sucessos compostos por Wilson estão I Get Around, Help Me, Rhonda e Good Vibrations. Ao longo da carreira, os Beach Boys venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

Em 1984, ele foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide, segundo a revista Forbes, condição associada a danos cerebrais causados pelo uso de drogas psicodélicas. Em 2024, foi revelado que ele também sofria de demência.

Viúvo desde 2022, Wilson deixa sete filhos: Dakota Rose, Daria Rose, Delanie Rose, Dylan, Dash, Carnie e Wendy.