João Pinheiro se despede de Abílio Borges, o homem mais velho da cidade
Ele faleceu no Hospital Municipal de João Pinheiro, após complicações por pneumonia
-
João Pinheiro se despediu de Abílio Borges Moreira, o homem mais velho da cidade, que faleceu aos 113 anos.

Familiares relatam que Abílio sofreu uma queda de pressão na última semana e, após ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e estabilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi diagnosticado com pneumonia e transferido para o Hospital Municipal da cidade. Mesmo apresentando sinais de recuperação, o quadro se agravou e ele faleceu na noite de terça-feira (7).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Abílio era reverenciado por sua vitalidade e sabedoria e se manteve lúcido até o final, sendo uma fonte de conhecimento para todos que o procuravam. Ele deixa um legado de resiliência e exemplo de vida para os moradores de João Pinheiro.
História
Ele completou 113 anos em 9 de setembro de 2024, um dia antes da cidade de João Pinheiro, que também celebrava seus 113 anos de emancipação política. Tal coincidência é vista como um fato simbólico, destacando a conexão de Abílio com a cidade e a importância de sua longevidade para a cultura local.
O reconhecimento de Abílio como patrimônio cultural da cidade vem dessa ligação profunda com a história e a evolução do município, onde ele testemunhou e participou de diversas transformações ao longo de sua vida
Leia mais:
Abílio é pai de 13 filhos, avô de 84 netos, bisavô de 165 bisnetos e tataravô de nove tataranetos. Sua vida se mistura com a história da cidade, onde ele viveu intensamente e acumulou incontáveis memórias.
Ele será sepultado nesta quarta-feira (8), às 17h, no cemitério Santa Helena.