João Pinheiro se despede de Abílio Borges, o homem mais velho da cidade

Ele faleceu no Hospital Municipal de João Pinheiro, após complicações por pneumonia

, em Uberlândia

-

João Pinheiro se despediu de Abílio Borges Moreira, o homem mais velho da cidade, que faleceu aos 113 anos.

Abílio Borges
Abílio era considerado patrimônio cultural de João Pinheiro – Crédito: arquivo pessoal/família

Familiares relatam que Abílio sofreu uma queda de pressão na última semana e, após ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e estabilizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi diagnosticado com pneumonia e transferido para o Hospital Municipal da cidade. Mesmo apresentando sinais de recuperação, o quadro se agravou e ele faleceu na noite de terça-feira (7).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Abílio era reverenciado por sua vitalidade e sabedoria e se manteve lúcido até o final, sendo uma fonte de conhecimento para todos que o procuravam. Ele deixa um legado de resiliência e exemplo de vida para os moradores de João Pinheiro.

História

Ele completou 113 anos em 9 de setembro de 2024, um dia antes da cidade de João Pinheiro, que também celebrava seus 113 anos de emancipação política. Tal coincidência é vista como um fato simbólico, destacando a conexão de Abílio com a cidade e a importância de sua longevidade para a cultura local.

O reconhecimento de Abílio como patrimônio cultural da cidade vem dessa ligação profunda com a história e a evolução do município, onde ele testemunhou e participou de diversas transformações ao longo de sua vida

Leia mais:

Abílio é pai de 13 filhos, avô de 84 netos, bisavô de 165 bisnetos e tataravô de nove tataranetos. Sua vida se mistura com a história da cidade, onde ele viveu intensamente e acumulou incontáveis memórias.

Ele será sepultado nesta quarta-feira (8), às 17h, no cemitério Santa Helena.