‘X’ voltou? Aplicativo foi liberado para alguns usuários do Brasil

Suspenso desde o dia 31 de agosto o retorno da rede social X pegou os usuários de surpresa nesta quarta (18)

, em Uberlândia
18/09/2024 ÀS 09H47
- Atualizado Há 1 dia atrás

A rede social ‘X‘ começou a enfrentar interrupções já no início da madrugada de sábado (31) após decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, na manhã desta quarta-feira (18), alguns usuários conseguiram acessar o aplicativo e celebrar o retorno, ainda não oficial, da plataforma.

A eventual volta do aplicativo trouxe euforia para os usuários, que já colocaram “O twitter voltou’ como número 1 dos ‘trending topics’ (assuntos mais comentados no Brasil). 

Acesso do "X" só está disponível para dispositivos móveis / Reprodução: 'X'
Acesso do “X” só está disponível para dispositivos móveis / Reprodução: ‘X’

 

Porém, até o início da manhã, ainda não havia informações oficiais nem por parte da empresa de Elon Musk e nem do Judiciário. 

Além disso, só é possível acessar por aparelhos móveis tanto na versão Android quanto iOS. Já em navegadores, o acesso segue sem liberação.

➡️Acompanhe as últimas notícias do Brasil!

"X" estava suspenso desde o dia 31 de agosto / Reprodução: Canva
“X” estava suspenso desde o dia 31 de agosto / Reprodução: Canva

Entenda porque o X foi suspenso

A suspensão do ‘X’ foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na sexta-feira (30), e permanece em vigor até que a rede cumpra as ordens judiciais, pague multas e designe um representante no Brasil.

A ordem judicial ocorreu após a plataforma do multibilionário descumprir decisões judiciais e fechar o escritório da companhia no Brasil. Musk é investigado no STF no inquérito das milícias digitais que apura a atuação de grupos que supostamente se organizaram nas redes para atacar o STF, seus membros e a eleição brasileira de 2022.

Usuários comemoram volta do "X" / reprodução: X
Usuários comemoram volta do “X” / reprodução: X

Segundo a decisão, para que o desbloqueio da rede social ocorresse, além do pagamento das multas, era necessário cumprir outras ordens judiciais. Entre essas ordens está a remoção de perfis que divulgavam mensagens criminosas e atacavam a democracia.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

×

Leia Mais

Além disso, a empresa deveria nomear um representante legal no Brasil, conforme exige a legislação local. De acordo com o Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.

A suspensão do X no país foi confirmada por unanimidade pela primeira turma da Suprema Corte.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!