Villa Nova: o Leão do Bonfim e sua trajetória centenária no futebol mineiro

Fundado em 1908, o Villa Nova Atlético Clube, de Nova Lima, mantém viva a tradição do futebol no interior de Minas Gerais, com títulos e desafios em sua história

22/10/2024 ÀS 18H34
- Atualizado Há 2 horas atrás

O Villa Nova Atlético Clube, conhecido popularmente como “Leão do Bonfim”, foi fundado em 28 de junho de 1908, por operários ingleses da Saint John Del Rey Mining Company, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Inicialmente batizado de Villa Nova Athletic Club, o nome foi aportuguesado em reformas posteriores. Seu estádio, o Castor Cifuentes, carinhosamente apelidado de Alçapão do Bonfim, é palco das partidas do clube desde 1930.

Primeiro campeão do interior e grandes conquistas

Com um histórico de conquistas, o Villa Nova se destacou por ser o primeiro clube do interior mineiro a vencer a Série B do Campeonato Brasileiro, em 1971, além de ter conquistado cinco Campeonatos Mineiros e outros troféus importantes. Na década de 1930, o clube foi um dos mais vitoriosos de Minas Gerais, dominando o futebol estadual com quatro títulos mineiros consecutivos entre 1932 e 1935.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Villa Nova
O Villa Nova foi fundado em 1908 – Crédito: Rafael Leandro/Villa Nova

Crise financeira e recuperação recente

Após enfrentar uma crise financeira grave em 2015, que culminou em greves de jogadores e atrasos salariais, o Villa Nova passou por dificuldades, incluindo um rebaixamento no Campeonato Mineiro em 2020. No entanto, em 2021, uma parceria inesperada com o Coimbra permitiu ao clube disputar e vencer o Módulo II do Campeonato Mineiro, quebrando um jejum de 15 anos sem títulos.

Veja também:

• Campeonato Mineiro de vôlei feminino 2024 terá jogos em Uberlândia
• Ginásio do UTC sedia semifinais e final do Mineiro de Vôlei Feminino
• Praia Clube apresenta elenco de vôlei masculino para a temporada 2024/25

Legado e importância no futebol mineiro

O Villa Nova não só foi pioneiro em vários aspectos do futebol mineiro, como também formou jogadores que brilharam na Seleção Brasileira, como Zezé Procópio e Perácio, que disputaram a Copa do Mundo de 1938. Além disso, o clube teve uma importante participação no desenvolvimento do futebol profissional em Minas Gerais, ao lado de outros gigantes como Atlético e Palestra Itália.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!